O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), abriu as inscrições para artesãos individuais, mestres artesãos e entidades representativas interessados em participar da 2ª Edição do Festival Nacional de Artesanato na Bahia (Fenaba), em Salvador/BA.
O edital tem como objetivos selecionar a produção artesanal tocantinense para ocupar um espaço coletivo na feira; divulgar e incentivar a comercialização; e valorizar o setor.
A 2ª edição do Fenaba será realizada de 9 a 12 de outubro, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador. Anteriormente, o evento estava previsto para acontecer no primeiro semestre de 2025, mas precisou ser suspenso para ajuste de cronograma.
Vagas
São disponibilizadas dez vagas para o evento, sendo que dessas, 60% são ofertadas a entidades representativas (associação, cooperativa ou grupo produtivo), considerando a geração de renda e o beneficiamento de mais artesãos e famílias envolvidas no processo de produção artesanal.
Do total de vagas ofertadas, uma será destinada a artesão com deficiência (PcD) ou por grupos com composição de maioria (metade ou mais) de PcD; uma destinada a artesãos indígenas ou grupos indígenas; e uma vaga será destinada a artesãos quilombolas ou grupos quilombolas.
Prazo e modalidades de inscrição
Os interessados podem se inscrever nas seguintes datas e locais:
-Presencialmente:de 26 de julho a 23 de agosto, das 8 às 14 horas, na Secult, localizada na Quadra 405 Sul, Avenida LO-09 HM 06, Lote 03, em Palmas;
-Por e-mail:de 26 de julho a 23 de agosto, até 23h59. Os documentos devem ser enviados para artesanato@secult.to.gov.br, com cópia para gfpc.to@gmail.com. O assunto do e-mail deve serInscrição 2ª Fenabae o corpo da mensagem deve informar o nome completo do interessado ou da entidade representativa.
Para outras informações sobre o chamamento público, os interessados podem conferir o edital completo por meio dolink.