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Programa Mais Futuro abre inscrições para segundo semestre de 2025, nesta segunda-feira (18)

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) divulgou, neste sábado (16), o edital que regulamenta as inscrições para a edição do segundo seme...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
18/08/2025 às 09h42
Programa Mais Futuro abre inscrições para segundo semestre de 2025, nesta segunda-feira (18)
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) divulgou, neste sábado (16), o edital que regulamenta as inscrições para a edição do segundo semestre de 2025 do Programa Mais Futuro. A iniciativa faz parte da política estadual de permanência estudantil e é voltada a universitários em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em cursos presenciais nas quatro universidades estaduais da Bahia. O período de inscrição começa a partir desta segunda-feira (18) e segue até dia 18 de setembro, exclusivamente pelo endereço eletrônico http://maisfuturo2.educacao.ba.gov.br/acessoestudante .

O Mais Futuro oferece três modalidades de auxílio financeiro: Perfil Básico, de R$ 400, destinado a estudantes que moram até 100 quilômetros do campus; Perfil Moradia, de R$ 800, para quem precisou mudar de cidade para estudar; e Perfil Complementar, voltado a quem já recebe outro tipo de bolsa e tem direito à diferença até o limite do programa.

Podem se inscrever alunos das universidade estaduais da Bahia (Uneb), do Sudoeste da Bahia (Uesb), de Santa Cruz (Uesc) e de Feira de Santana (UEFS) regularmente matriculados, que não tenham concluído outro curso superior e que atendam aos critérios socioeconômicos estabelecidos, como renda familiar per capita de até meio salário mínimo, renda total de até três salários mínimos, cadastro atualizado no CadÚnico, não possuir vínculo empregatício e manter a frequência mínima exigida pela instituição de ensino.

Para se inscrever, os estudantes devem anexar documentos digitalizados, como de identidade com foto e CPF, Folha Resumo do CadÚnico atualizada, comprovante de matrícula e histórico acadêmico, comprovante de residência recente e declaração de inexistência de vínculo empregatício ou de outro curso superior. Candidatos ao Perfil Moradia precisam apresentar, também, comprovante de residência anterior ou declaração de necessidade de mudança, e os do Perfil Complementar devem anexar declaração atualizada do setor de assistência estudantil da universidade, conforme exigências do edital.

A análise das inscrições será feita pelas universidades estaduais e validada pela SEC. O auxílio será pago mensalmente, por oito meses, no caso do Perfil Básico, e por 12 meses para o Perfil Moradia. Através do programa, o Governo do Estado reafirma seu compromisso de apoiar a permanência estudantil, reduzir desigualdades e garantir que mais jovens concluam sua formação acadêmica.

Fonte

Ascom/SEC

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