Cem alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Monsenhor Raimundo Nonato Melo, escola da rede estadual localizada no bairro Morada Nova, zona sul de Teresina, acompanhados por sete professores e três bolsistas do PIBID/UFPI (Programa de Bolsa de Iniciação à Docência), participaram de uma programação especial de educação ambiental, nessa terça-feira (27).
A visita começou no Centro de Educação Ambiental (CEA), onde os estudantes assistiram palestras sobre preservação da natureza, mudanças climáticas e a importância da gestão sustentável dos recursos naturais. Eles também visitaram a exposição Diálogos do Antropoceno Ambiental, da UFPI.
Logo após, o grupo seguiu para o Parque da Floresta Fóssil, a única unidade de conservação do Brasil localizada em área urbana com registros tão significativos de fósseis vegetais. Os alunos percorreram trilhas interpretativas e aprenderam sobre a formação geológica da região, que guarda árvores petrificadas com mais de 270 milhões de anos.
Para a diretora de Educação Ambiental da Semarh, Ruth Lima, a experiência contribui para despertar uma consciência crítica nas novas gerações. “Queremos que os estudantes se sintam parte da solução para os desafios ambientais. Conhecer de perto esse patrimônio natural é entender a responsabilidade que todos temos com o futuro do planeta”, destacou.