O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, conhecido como Parlamento das Águas, elegeu sua nova diretoria, marcando um passo importante para o fortalecimento da política de gestão hídrica no estado. Criado em 2018, o comitê reúne representantes do Piauí, Maranhão e Ceará. Como 98% da bacia está em território piauiense, o estado tem maior protagonismo, contando com a maioria dos assentos.
A nova diretoria é formada pelo diretor de Recursos Hídricos da Semarh, Felipe Gomes, que assume a presidência representando o poder público do Piauí, além de Francisco das Chagas Sousa, da sociedade civil do Maranhão, e Francisco Teobaldo Marques, representando os usuários de recursos hídricos do Ceará.
“O Comitê do Parnaíba é estratégico para nossa política de gestão hídrica. É nele que são discutidas as prioridades, resolvidos conflitos de uso e definidas as demandas que chegam aos órgãos gestores”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Feliphe Araújo.
O presidente eleito reforça o compromisso de dar mais dinamismo às ações do colegiado. “Nosso desafio é aproximar ainda mais a sociedade desse debate, fortalecer a consciência sobre o uso sustentável da água e garantir investimentos que tragam benefícios diretos para quem depende do Rio Parnaíba”, disse Felipe Gomes.
Além de propor soluções para conflitos e demandas da população, o comitê atua como elo técnico entre os estados e fomenta a conscientização sobre o uso responsável da água, recurso essencial para o desenvolvimento sustentável da região.