O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em Picos, se tornou o primeiro do estado a receber treinamento diretamente de auditores fiscais da Receita Federal sobre a declaração do Imposto Territorial Rural (ITR). A capacitação, realizada nos dias 3 e 4 de setembro, reuniu mais de 50 alunos do curso de Ciências Contábeis em palestras sobre cidadania fiscal e aspectos legais, atendimentos à comunidade no NAF e uma oficina prática sobre a declaração do ITR 2025.
O ITR é um imposto sobre a propriedade rural, que deve ser declarado todos os anos e tem como finalidade estimular a produtividade no campo. A prestação de serviço à população surgiu a partir da observação do NAF de Picos sobre a alta demanda por declarações do imposto na região.
O auditor fiscal da Receita Federal, Fábio Chaves, acompanhou os atendimentos realizados pelos alunos durante o plantão fiscal da manhã de quinta-feira (4) e destacou a competência dos futuros contadores. “Os alunos aqui do NAF estão com um nível de conhecimento para atender essa população, um grande serviço que prestam para a comunidade. É uma grande honra e prazer estar aqui repassando conhecimento”, afirmou o auditor.
A aluna do terceiro período de Ciências Contábeis, Marta Ferreira, foi uma das acadêmicas que teve a oportunidade de realizar a declaração do imposto. Para ela, o momento foi marcante na trajetória estudantil. “Foi uma experiência enriquecedora. Estou no início da graduação e já saio com essa vivência do que ocorre no dia a dia de um contador. Com certeza vou levar para minha vida profissional esses ensinamentos”, relatou a estudante.
O contato prático proporcionado pelo evento, com foco nas habilidades do campo da contabilidade, é uma forma de gerar mais segurança quando os estudantes estiverem no mercado de trabalho. É o que avalia a coordenadora do NAF e professora do curso, Roseania Andrade.
“Deixa os alunos mais aptos a atuar na área, porque eles estão se preparando. A partir do momento em que treinam e aplicam na prática, principalmente prestando serviço à comunidade, ficam mais ativos e capacitados para resolver problemas. Isso traz segurança ao aluno que participa de um evento desses”, ressaltou a professora.
Já Maria Amélia Ramos, responsável pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) no Piauí, destacou a importância do projeto na integração entre comunidade acadêmica, profissionais e sociedade. “O projeto NAF é uma transformação social. Uma vez que o aluno passa por ele, leva uma bagagem muito grande de cidadania fiscal e repassa conhecimento para a sociedade. Ele não fica restrito à universidade, vai muito além”, explicou.
Os contribuintes têm até o dia 30 de setembro para enviar a declaração do ITR. Em Picos, o serviço é oferecido gratuitamente pelo NAF, localizado no campus da Uespi, no bairro Junco, na Rua Cícero Duarte. O atendimento ocorre de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h, sendo necessário levar a documentação referente ao terreno e a senha Gov.br.