O Brasil discute o futuro da água e da sustentabilidade. No centro desse debate, o Piauí se faz presente em um dos mais importantes encontros da área, a 26ª edição do Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que está ocorrendo em Vitória, capital do Espírito Santo. Considerado o maior evento de gestão participativa das águas no país, o encontro reúne representantes da sociedade civil, poder público e usuários de água, envolvendo todos os entes do Sistema Nacional de Recursos Hídricos.
Com o tema central “Emergência Climática: Povos e Territórios – A Água é o que nos Une!”, o Encob busca promover a troca de experiências, diálogos e atividades de capacitação que contribuam para o aprimoramento da gestão hídrica no Brasil. A expectativa é consolidar o evento como espaço estratégico para pensar soluções diante da crise climática e dos desafios de governança da água.
O Piauí participa ativamente das discussões, representado pelo diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) do Piauí, Felipe Gomes, e do secretário do órgão, Feliphe Araújo, que afirmou estar presente neste momento é uma forma de reafirmar compromissos e fortalecer alianças. “Não podemos falar em desenvolvimento sem falar em água. O Piauí entende que esse é um ativo vital, não apenas para a agricultura ou para o abastecimento humano, mas também para a preservação da nossa biodiversidade. Estar aqui é reafirmar o compromisso de colocar o estado em sintonia com os grandes debates nacionais sobre sustentabilidade”, disse.
Felipe Gomes, por sua vez, destacou a importância da gestão técnica e da informação qualificada. “A gestão da água exige conhecimento, monitoramento e planejamento. No Piauí, estamos avançando em ações como o mapeamento de barragens e o fortalecimento dos sistemas de fiscalização e monitoramento. Participar de um evento como este é também aprender com experiências de outros estados e compartilhar as nossas próprias soluções”, ressaltou.
Além das plenárias e painéis, o Encob conta com rodas de conversa, oficinas, jornadas de capacitação e debates técnicos. Uma das novidades desta edição será o 1º Seminário de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Jucu, organizado pelo CBH Rio Jucu em parceria com o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que acontece no dia 9 de setembro.
Desde sua criação em 1999, o Encob se consolidou como espaço de diálogo e cooperação entre diferentes setores da sociedade em torno da gestão hídrica. No Espírito Santo, a 26ª edição reforça a urgência do tema em um cenário marcado por mudanças climáticas, eventos extremos, secas e inundações. O evento ocorre até o próximo sábado (12).