Foi realizado nesta terça-feira (9), no Espaço de Convivência da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, o Seminário de Atualização sobre o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose. O encontro teve como palestrante Marcelo Sampaio, médico-veterinário, biólogo e fiscal estadual da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).
O evento, que aconteceu no Dia do(a) Médico(a)-Veterinário(a), foi uma iniciativa da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), em parceria com a ADAB, e contou com a participação de profissionais que atuam nos Serviços de Inspeção Municipal (SIM), implantados em consórcios públicos intermunicipais com o apoio do Governo do Estado, via CAR.
Segundo Gilmar Bomfim, coordenador de Segurança Alimentar da CAR, a instituição tem atuado intensamente na intermediação entre produtores rurais e médicos-veterinários vinculados ao SIM. “Durante as visitas, observamos uma redução na vacinação contra a brucelose na Bahia. Por isso, solicitamos à ADAB uma parceria para a realização desta capacitação com os veterinários. O objetivo é orientar sobre o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, de grande relevância para a saúde pública, além de ampliar sua divulgação”, explicou.
Para Marcelo Sampaio, eventos dessa natureza fortalecem o serviço público no estado da Bahia. “A ADAB, no seu escopo de defesa agropecuária, tem a missão de levar informações até os locais mais distantes. Por isso, é essencial estabelecer parcerias com órgãos como a Bahiater e a CAR, que possuem capilaridade, pois precisamos alcançar o pequeno produtor. Integrar forças é fundamental para isso”.
O médico-veterinário destacou ainda que o Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose é uma das prioridades da agência. “Precisamos elevar o índice de vacinação para ultrapassar os 80%, e a ADAB sozinha não tem condições de atingir essa meta. É necessário contar com parceiros públicos e privados, associações comunitárias e entidades de serviço público. A mensagem da ADAB sobre sanidade chegará muito mais longe com o apoio dos colegas médicos-veterinários que estão, de fato, ombro a ombro com o pequeno produtor rural”.
Durante o seminário, também foi apresentado um balanço das ações realizadas pelos Serviços de Inspeção Municipal (SIM) e pelo Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF Bahia).
Fonte: Ascom/CAR