Secretaria de Saúde de Paraíso promove blitz em prol do Setembro Amarelo
Durante este mês, a Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está promovendo a campanha Setembro Amarelo. Com o te...
Por: RedaçãoFonte: Prefeitura de Paraíso - TO
10/09/2025 às 12h40
Foto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TO
Durante este mês, a Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está promovendo a campanha Setembro Amarelo. Com o tema: Se precisar, peça ajuda!, o mês da prevenção ao suicídio contará com uma série de ações de conscientização, como a blitz educativa realizada na manhã desta quarta-feira, 10, em frente à Câmara Municipal.
Equipes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) juntamente com equipes da Semus, das secretarias de Assistência Social, de Habitação e da Mulher e de Esporte e Juventude, abordaram pedestres e motoristas para entrega de material informativo e para enfatizar a necessidade de estarem sempre atentos aos sinais no comportamento de pessoas próximas e da importância em pedir ajuda.
“Quando a gente está com uma das áreas desequilibrada, nós adoecemos mentalmente. Então é importante percebermos esse adoecimento e buscarmos ajuda com o profissional da saúde mental, que é o psicólogo e o psiquiatra. É importante entender que ansiedade e depressão são doenças sérias. Não é falta de Deus e nem falta de trabalho. Então, vamos terminar com esse preconceito e vamos buscar ajuda”, pontuou o psicólogo do Caps, Leandro Rodrigues.
A também psicóloga do Caps, Cristiane Torres, ressalta que se deve estar atento aos sinais e sintomas que podem levar uma pessoa ao risco de suicídio. “Transtornos mentais, alteração comportamental que pode ser provocada por violências, físicas, psicológicas ou sexuais. Bullying, vulnerabilidade social, luto e orientação sexual”.
O secretário municipal de Saúde, Arllérico André, destacou que o Setembro Amarelo é um momento de reforçar a conscientização, mas que o cuidado precisa ser permanente. “O Setembro Amarelo chama a atenção para um tema delicado, mas que precisa ser tratado com clareza e responsabilidade. Em Paraíso, trabalhamos com uma rede de serviços que vai desde a atenção básica até os atendimentos especializados, sempre com foco na escuta, na orientação e no acolhimento. Queremos que cada cidadão saiba que não está sozinho e que pode contar com os profissionais de saúde para buscar apoio. Falar de prevenção é falar de cuidado com a vida, e essa é uma prioridade da nossa gestão”. (Ascom/Fernanda Menta)
1/22
Foto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TOFoto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TOFoto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TOFoto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TOFoto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TOFoto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TOFoto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TOFoto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TOFoto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TOFoto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TOFoto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TOFoto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TOFoto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TOFoto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TOFoto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TOFoto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TOFoto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TOFoto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TOFoto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TOFoto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TOFoto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TO
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.