Um dos destaques no Parque de Exposição João Martins da Silva durante a 46ª Expofeira, os ovinos estão ocupando cada vez mais espaço nas fazendas da região de Feira de Santana. Além de adaptados ao clima do semiárido, são animais de alta produção de carne, fácil manejo, boa resistência e também ideais para as pequenas e médias propriedades rurais.
O surgimento de novos criadores de ovinos na região ganha visibilidade durante a Expofeira, onde os produtores rurais trazem seus animais para mostrar a qualidade genética, promover a melhoria dos rebanhos e, óbvio, também fazerem bons negócios, tanto durante o evento quanto a médio e longo prazos.
Dentre os novos criadores, destaque para Ari Araújo Santos, do Rancho 2A, da comunidade do Retiro, de Coração de Maria, especializado na criação de ovinos da raça Dorper, de origem sul-africana, região de clima quente e bem adaptada ao semiárido baiano. E esta edição da Expofeira tem um “gosto” todo especial para ele, já que vai retornar para casa com seu principal reprodutor, um carneiro de dois anos, com o título de Reservado Campeão 2025.
Os carneiros da raça Dorper registrados têm preços variando entre R$ 4.000,00 a R$ 6.000,00, exceto os reprodutores selecionados e ranqueados, cujos valores são bem maiores e variam de acordo com a conquista de títulos em mostras agropecuárias, produtividade e qualidades genéticas.