Com o objetivo de incentivar a solidariedade e contribuir para o abastecimento dos bancos de sangue da Bahia, o Sistema FIEB, em parceria com a Hemoba, promove mais uma edição aberta ao público da campanha de doação de sangue nas suas unidades. Nos dias 16 e 17, no SENAI Dendezeiros, e nos dias 18 e 19, no Instituto SESI, em Piatã, sempre das 8h às 17h.
A iniciativa traz o slogan “Sistema FIEB conectado, salvando vidas” e reforça o compromisso com ações sociais da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e suas entidades: Serviço Social da Indústria (SESI). Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). “Ao abrir nossas unidades para essa ação, convidamos não apenas nossos colaboradores e estudantes, mas toda a comunidade a participar de um gesto solidário que pode salvar vidas. É uma forma concreta de mostrar que o Sistema FIEB está conectado com as necessidades da sociedade”, reforça Larissa Saraiva, superintende de Serviços Coorporativos do Sistema.
Para a coordenadora de Coleta da Hemoba, Aline Dórea, “ações como essa, realizadas em conjunto com o Sistema FIEB, são fundamentais para garantir a regularidade do estoque de sangue e atender a demanda das unidades hospitalares na Bahia. A mobilização promovida pelo Sistema FIEB pela doação de sangue reforça a solidariedade e sensibiliza mais pessoas para esse gesto simples que ajuda a salvar vidas”.
Critérios para doação -Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território.
Fonte: Ascom/Hemoba