A 4ª edição do Desafio Arara de Lear acontecerá em Euclides da Cunha, distante mais de 300 km da capital do estado, neste sábado (13) e domingo (14), na Praça da Bandeira. A prova de mountain bike cross-country maratona (XCM), caracterizada por disputas de longa distância em trilhas variadas em percursos de até 75 km, terá mais de 340 ciclistas de cinco estados e 65 municípios baianos competindo em 28 categorias. O nome da prova é uma homenagem à arara-azul-de-lear, ave natural da caatinga do interior da Bahia, área de concentração da espécie que está ameaçada de extinção.
O evento, apoiado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), terá início neste sábado, às 18h, com palestra de tema Tesouro Azul: Ciclismo e Desenvolvimento Sustentável, seguida do congresso técnico às 19h. Com faixa etária entre 15 e 60 anos, os atletas da Bahia, Ceará. Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe começam as disputas no domingo, com largada às 8h30, para todas as categorias. A solenidade de premiação será a partir das 12h, para os cinco primeiros colocados de cada categoria oficial.
Valendo pontos para os rankings nacional e baiano, a competição terá três percursos: PRO, Sport e Cicloturismo: o PRO terá 75 km, o SPORT com o percurso 50km e a Cicloturismo com 30 km. Serão disputadas as categorias: cicloturismo, dupla masculina, e-bike masculino e feminino (categoria especial para bicicletas elétricas), elite masc/fem, estudantil, júnior, master A, A1, A2, B, B1, B2, C, C1, C2 e D para homens e mulheres; além da nelore, pesadão, PNE, SUB-30 e Sport A, B, C e D masc/ fem.
Arara-azul-de-lear –unindo esporte e conscientização para proteger essa ave nativa na caatinga do nordeste da Bahia e exclusiva do Brasil, o desafio acontece desde 2022 e destina 10% do valor das inscrições para ações de prevenção da espécie. Alimentando-se basicamente da palmeira licuri, o animal está ameaçado de extinção devido ao tráfico e à destruição do seu habitat – segundo dados de pesquisa de 2023 do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), existem 2.200 araras-azuis-de-lear em todo o território nacional.
A competição é a 4ª de seis etapas da Copa Bahia de Ciclismo e MTB 2025, que começou em Guaibim (7 e 8 de junho) e já passou por Castro Alves e Senhor do Bonfim. As próximas provas estão previstas para acontecer em Brumado (setembro) e Juazeiro (outubro). O projeto é uma parceria entre o Governo do Estado e a Federação Baiana de Ciclismo (FBC), com um investimento total de mais de 573 mil reais.
Fonte: Ascom/Sudesb