Nos dias 11 e 12 de setembro, o evento “Pibid como Política de Fortalecimento da Educação no Piauí: Desafios e Conquistas no Diálogo entre Ensino Superior e Educação Básica” reuniu mais de 1.300 participantes no auditório do Sebrae, em Teresina, além de transmissão pelo canal oficial da Uespi no YouTube. O encontro reforçou a integração entre universidades, escolas e órgãos governamentais, discutindo conquistas e desafios da formação docente.
A programação, no primeiro dia, contou com oficinas e debates sobre gestão educacional, escrita acadêmica, inteligência artificial, educação financeira, empreendedorismo e outras temáticas, sempre articuladas às demandas da Secretaria de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed). O espaço também promoveu a troca de experiências e a reflexão sobre práticas voltadas a uma educação de qualidade.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem como objetivo valorizar a formação de professores e fortalecer a Educação Básica. Inserindo licenciandos no cotidiano das escolas públicas desde o início da graduação, o programa possibilita vivências práticas de ensino e contato direto com a realidade escolar.
Na Uespi, o Pibid conta atualmente com 1.104 discentes bolsistas, além de 136 professores supervisores, 46 coordenadores de área, três coordenadores de projeto e um coordenador institucional. São 46 subprojetos em 14 áreas da licenciatura, como Pedagogia, Letras, Matemática, Ciências Biológicas, História, Educação Física e Educação Especial Inclusiva. O investimento mensal ultrapassa R$1 milhão, totalizando R$6,1 milhões por semestre.
Para a coordenadora de Gestão de Projetos Educacionais do Pibid/Uespi, Professora Kátia Magali, o programa é estratégico para fortalecer a formação de professores no estado. “O Pibid garante, em termos de legislação, a aproximação entre universidade e educação básica. Isso significa melhorar a qualidade do ensino e facilitar o acesso dos nossos alunos à formação inicial. Se consolidado como política de Estado, ampliaria os editais locais e diminuiria a burocracia, fortalecendo diretamente as práticas em sala de aula”, ressaltou.
Na avaliação da professora de geografia e supervisora do Pibid, Luciane Carvalho, os resultados são visíveis no amadurecimento dos licenciandos: “O Pibid é de suma importância porque os estudantes começam a ter mais firmeza e clareza sobre o seu papel como futuros formadores. Esse evento mostra como o fato de a universidade estar dentro das escolas da Seduc transforma não só os universitários, mas também os alunos da educação básica e os professores supervisores. Os pibidianos são ouro, porque trazem novas idéias que enriquecem o nosso trabalho”.
A diretora do DPPE (Diretoria de Programas e Projetos Educacionais Especiais da Uespi), professora Kely-Anne Nascimento, destacou o compromisso institucional: “Acompanhamos de perto a atuação dos coordenadores e bolsistas em todo o estado. Para nós, é motivo de orgulho ver o crescimento do programa e, principalmente, dos nossos alunos, que se formam professores capacitados e levam o nome da Uespi para os espaços escolares e não escolares onde forem atuar”.
Já a coordenadora-geral de Formação Docente e Valorização das Licenciaturas da Capes, professora Lorena Lins Damasceno, enfatizou a relevância da parceria: “A Uespi, por ser multicampi, consegue levar formação de qualidade para diferentes municípios, interiorizando o fortalecimento da formação docente. Esse evento demonstra a potencialidade do Pibid como política de transformação”.
Durante o evento, estudantes compartilharam suas experiências no programa. Para Mikaeli Santos, aluna do 7º período de Matemática, o Pibid é fundamental por proporcionar vivências reais: “É muito importante, porque em sala de aula a gente vê na prática como é lidar com os alunos”. O colega Danilo Machado, do 3º período de Matemática, destacou a oportunidade de aproximação com a docência: “A gente tem nossos primeiros contatos com alunos e sala de aula justamente pelo Pibid. Além dessa vivência, ele agrega ao nosso currículo e fortalece nossa formação acadêmica”.
Na área de Educação Física, Fernando Marques, do 4º período, reforçou a relevância para a carreira: “É um programa que agrega muito ao currículo e nos dá vivência para a carreira. Estar aqui no auditório com tantos cursos nos enriqueceu ainda mais como futuros profissionais”. Já Waldrian Kawan, aluno do 7º período, relatou que o programa foi decisivo em sua trajetória acadêmica: “Foi um divisor de águas logo no início da graduação. Estar na escola, ver o dia a dia, ter contato com professores e coordenação me deu clareza e certeza do que eu quero seguir como profissão”.
Com forte presença nos 12 campi da Uespi, o Pibid articula teoria e prática, mobiliza professores da Educação Básica como orientadores e contribui para elevar a qualidade da formação inicial.