O serviço de atenção à saúde mental do homem desenvolvido pela Prefeitura de Alagoinhas, sob coordenação daSecretaria Municipal de Saúde (Sesau) e com atendimentos realizados na Policlínica Municipal, está entre as 23 iniciativas das cidades baianas que receberam, nesta sexta-feira, 12, o Selo UNFPA Bahia 2025. A solenidade de entrega aconteceu na Bahia Marina, em Salvador, e reuniu secretários de Estado, autoridades municipais, representantes da sociedade civil, além de parceiros do setor privado e da imprensa.
O selo do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), reconhece ações locais que salvam vidas e se destacam no fortalecimento da saúde sexual e reprodutiva e direitos, na prevenção de mortes maternas evitáveis e no enfrentamento da violência de gênero.
O serviço de atendimento aos homens autores de violência promovido em Alagoinhas é uma ação importante no enfrentamento à violência de gênero. A iniciativa é realizada em parceria com a 2ª Vara Criminal e de Violência Doméstica e está articulada às medidas protetivas de urgência previstas pela Lei Maria da Penha.
O objetivo é conscientizar e oferecer acompanhamento psicológico e psicossocial a homens que praticaram violência doméstica, numa estratégia de responsabilização e mudança de comportamentos. Os atendimentos ocorrem por encaminhamento judicial, e fazem parte das ações determinadas pelo juízo como condição para a concessão ou manutenção das medidas protetivas.
“Nossainiciativanasceude uma discussão ampla junto à sociedade, envolvendo universidade, movimentos sociais, representação do legislativo, ministério público e poder judiciário. Além das medidas judiciais que o homem agressor sofre, este serviço temo objetivo de identificar o motivo das agressões e buscar intervir nas causas, para evitar que este homem volte a cometer infrações. Ao cuidar da saúde mental dele, melhorar e entender o seu perfil, nós evitamos que mais mulheres sejam vítimas de violência”, explica o secretário de Saúde de Alagoinhas, Virgínio Pereira.
As iniciativas premiadas com o Selo UNFPA abrangem desde ações de qualificação do pré-natal e do parto até estratégias de ampliação do acesso a métodos contraceptivos de longa duração, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, promoção de masculinidades positivas, empoderamento feminino e fortalecimento da rede de atenção a mulheres em situação de violência.
Todas as ações foram avaliadas em duas etapas por uma comissão independente, composta por especialistas, representantes do UNFPA, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e da Universidade de São Paulo (USP).
O Selo UNFPA Bahia 2025 tem validade de dois anos e integra a estratégia global do Fundo de População das Nações Unidas de reduzir desigualdades regionais, com foco em populações historicamente deixadas para trás, como: mulheres, afrodescendentes, povos indígenas, comunidades tradicionais, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, migrantes e refugiados.
Além do reconhecimento público e da entrega do troféu, as iniciativas reconhecidas terão suas práticas disseminadas em publicações oficiais e nas plataformas digitais do UNFPA, ampliando o alcance e o impacto das políticas locais.
Com essa primeira edição, a Bahia torna-se referência nacional no reconhecimento e incentivo a práticas municipais transformadoras, conectando agendas globais – como a Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (Cairo), o Consenso de Montevidéu e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – às realidades locais, e reforçando o papel do UNFPA como parceiro estratégico para governos, sociedade civil e setor privado.