Fotos: Washington Nery
O prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou o amor e a dedicação em tempo integral das mães de filhos portadores do Transtorno do Espectro Autista. “Se o amor de mãe é incondicional, o amor destas mães por estes filhos não tem definição vocabular, apenas sentimental”.
Ele esteve, na manhã deste domingo, 14, nas comemorações do Instituto Família Azul Ildes Ferreira, que completa dez anos de atividades, localizado no Jardim Cruzeiro. A instituição atende a quase 200 pessoas – é a única que atende crianças menores de dois anos e maiores de 15 anos.
José Ronaldo disse que o trabalho realizado pelo Instituto é fundamental para que as pessoas que portam essa deficiência encontrem no local atendimento especializado, que contribui significativamente para o ganho na qualidade de vida deles – pais e filhos.
“É um trabalho louvável sob todos os aspectos, que merece todo o respeito da sociedade e do poder público”, afirmou o prefeito, que enfatizou a determinação da presidente do Instituto, Cíntia Souza, para a construção do espaço. “Foi uma guerreira”, definiu.
Cíntia Souza relembrou a caminhada para a construção de um sonho coletivo e destacou o empenho de José Ronaldo no sentido de oferecer este espaço. “Contamos com a ajuda incondicional dele, que foi fundamental para que hoje a gente comemore uma década de atividades”.
Ela disse que, em um censo realizado há alguns anos, em apenas uma semana de pesquisa, 735 pessoas foram declaradas com o TEA. “Hoje, em Feira de Santana, cerca de oito pessoas são diagnosticadas diariamente com problemas no desenvolvimento neurológico”.
O prefeito estava acompanhado pelo secretário de Comunicação, Joilton Freitas, e pelo chefe de gabinete da Procuradoria Geral do Município, Risomário Lobo.