A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abriu, nesta segunda-feira (15), inscrições para selecionar 100 escolas da rede estadual que terão seus Clubes de Leitura financiados pelo governo. Cada unidade contemplada vai receber R$ 5 mil para investir em atividades que incentivem os estudantes a ler mais e melhor.
O recurso poderá ser usado em ações criativas, culturais e pedagógicas que envolvam os jovens com a literatura de forma prática e prazerosa. A ideia é transformar o Clube de Leitura em um espaço de troca de ideias, pensamento crítico e protagonismo estudantil.
“Queremos que os alunos tenham acesso a um ambiente estruturado, onde possam amadurecer suas competências leitoras e refletir sobre o mundo a partir dos livros”, destacou o secretário de Educação, Washington Bandeira.
Como participar
Podem se inscrever até o dia 23 de setembro as escolas estaduais que oferecem o Clube de Leitura como disciplina eletiva em 2025. A inscrição deve ser feita pelo e-mail clubedeleitura@seduc.pi.gov.br, com envio do formulário preenchido e do projeto pedagógico.
Os projetos serão avaliados por uma comissão técnica e o resultado final será divulgado em 8 de outubro. As atividades nas escolas acontecem de 17 de novembro a 19 de dezembro.
Experiências que inspiram
Em edições anteriores, os Clubes de Leitura já mostraram resultados marcantes. No Centro Estadual de Tempo Integral Francisca Pereira de Sousa Morais, em Fronteiras, estudantes da 3ª série do Ensino Médio encenaram um júri literário inspirado no livro Canaã, de Graça Aranha. A atividade desenvolveu habilidades de argumentação, interpretação e análise crítica, além de aproximar os jovens da literatura.
Para a estudante Ingrid da Silva, participar do projeto foi uma forma diferente e divertida de aprender. “A gente aprende muito trocando ideias e ouvindo diferentes opiniões.”, afirmou.