A Guarda Metropolitana de Palmas esteve presente em reunião na manhã desta segunda-feira, 15, com comerciantes da Avenida Palmas Brasil Norte em que foram relatados casos de furtos a lojistas, principalmente nas Quadras Arne 54 e 64 (408 Norte e 508 Norte), especificamente no horário das 2h às 5h. Os comerciantes solicitaram da Prefeitura de Palmas reforço na iluminação pública em alguns pontos da avenida e instalação de câmeras de videomonitoramento na região.
A reunião contou ainda com a presença de representantes da Prefeitura de Palmas, do comandante do Primeiro Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Thiago Monteiro, dos delegados da 3ª Delegacia de Polícia Civil do Estado Túlio Pereira Mota e Suzana Fleury Orsines e do comandante da Guarda Metropolitana de Palmas, Gilmar Fernandes. A reunião foi presidida pelo subprefeito da Região Norte de Palmas, Erenal Barbosa da Silva.
Os representantes das Forças de Segurança presentes ressaltaram a importância de se trabalhar de forma integrado. A delegada Suzana Fleury Orsines destacou o trabalho investigativo da Polícia Civil e as dificuldades encontradas pela falta de informações. Em seguida o delegado Túlio Mota fez um pedido aos comerciantes. “É necessário que os senhores façam a ocorrência, denunciem, nos encaminhem provas, como imagens das câmeras dos estabelecimentos, e se possível, provas testemunhais, para que possamos abrir o procedimento investigativo com robustez e colocarmos esses criminosos atrás das grades, disse.
O comando da Polícia Militar, tenente-coronel, Thiago Monteiro, falou do trabalho preventivo da corporação. “A Polícia Militar vem intensificando as abordagens nos horários e pontos críticos pois a maioria desses crimes é cometido pelos mesmos criminosos que entram e saem reiteradamente do sistema prisional.”disse.
Outro ponto abordado foi a importância de se ativar o Conselho de Segurança da região Norte que ainda não foi homologado, para facilitar a comunicação com as forças de segurança e levar as demandas junto aos órgãos de segurança e ao poder publico municipal.
Diálogo propositivo
O comerciante Lúcio Queiroz foi vítima de furto em seu comércio. Para ele, a reunião foi propositiva. “A reunião foi excelente pois tiramos nossas dúvidas sobre os procedimentos que devem ser feitos em caso de furtos, bem como devemos colaborar com as forças de segurança, com informações, denúncias, testemunhas, e provas, que levem ao paradeiro dos criminosos”, disse. Sentimento compartilhado pelo presidente da Associação dos Moradores da Quadra Arne 54, Carlos Humberto. “Ver as Forças de Segurança participando desta reunião demonstra o bom interesse em resolver nosso problema. E os esclarecimentos dados aqui por parte da Polícia Civil, Guarda Metropolitana e Polícia Militar, com certeza fortalecera mais ainda nosso papel enquanto sociedade”, disse.
“Com as informações que recebemos aqui podemos ajustar estratégias e otimizar o efetivo e programar patrulhamento nos horários críticos para melhor atender a necessidade dos comerciantes”, disse o comandante da Guarda Metropolitana de Palmas, Gilmar Fernandes.
Texto: Marcio Greick e estagiário Daniel Reis
Edição: Juliana Matos