Josy Rodrigues Donato – Ascom Semus Gurupi
Fotos: Lino Vargas/Secom Gurupi
Promover saúde, qualidade de vida e autoestima é o objetivo do projeto “Transformando Sorrisos”, que vai entregar próteses dentárias a pessoas sem condições de custear um tratamento particular. O lançamento aconteceu na manhã desta sexta-feira (19), no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Gurupi.
A meta é zerar a fila de espera por esse tipo de procedimento e entregar, até dezembro deste ano, 1.200 próteses. “Nesse primeiro momento, todos os pacientes que estão aguardando serão moldados e nós iremos entregar as próteses, em torno de 600. Num segundo momento, mensalmente, nós iremos fazer apenas o acompanhamento das novas demandas que sempre surgem. Mas, já nessa primeira fase, nosso objetivo é zerar a fila de espera. Gostaria de agradecer à vereadora Marilis e também à prefeita Josi por acreditar no nosso trabalho”, declarou a secretária de Saúde de Gurupi, Luana Nunes.
O projeto conta com investimento de R$ 540 mil, sendo cerca de R$ 207 mil provenientes de emenda parlamentar destinada pela vereadora Marilis Fernandes. “A prótese dentária devolve não só o sorriso, mas também a saúde e a qualidade de vida, pois melhora a mastigação e devolve a autoestima. Fico muito feliz em poder contribuir”, declarou a parlamentar.
O aposentado Odair Furtado foi um dos primeiros pacientes atendidos na manhã desta sexta, e estava radiante de felicidade. Ele contou que, desde a adolescência, enfrenta problemas com a dentição superior e que o projeto traz a esperança de voltar a sorrir com segurança.“Isso traz alegria pra gente, e eu fico muito grato por poder contar com esse serviço no SUS. Quero agradecer à Secretaria de Saúde e também à Câmara por fazer isso pra gente. Agora sim vou ficar com o sorriso bonito”, disse sorrindo.
A coordenadora do CEO de Gurupi explicou o trâmite para participar do projeto.“Todos os pacientes vêm encaminhados pelo dentista da Unidade de Saúde da Família (USF) onde são atendidos. Lá são realizados os procedimentos necessários e, em seguida, encaminhados para o CEO, onde passam pela moldagem com a equipe de protéticos e aguardam, em média, de 30 a 45 dias para receber as próteses”, esclareceu.