Na manhã desta sexta-feira (19), na Câmara de Vereadores, os técnicos da Secretaria de Fazenda de Candeias (SEFAZ) apresentaram em audiência pública o Plano Plurianual (PPA), para os próximos 4 anos da atual gestão.
Entre outros objetivos, o PPA busca traçar metas e diretrizes que irão nortear as ações e os investimentos públicos de médio prazo, servindo de base para as leis orçamentárias anuais.
O tema foi explicado pelo secretário da pasta, Denison Conceição, por meio de eixos que norteiam a boa distribuição do tema em meio à estrutura organizacional. Entre eles se destacam:
Desenvolvimento Urbano;
Desenvolvimento Econômico Sustentável e Geração de Trabalho e Renda;
Desenvolvimento Social;
Meio Ambiente;
Gestão Moderna e participativa.
Após explicar cada eixo, Denison ressaltou a importância de manter o equilíbrio entre receita x despesa. “Muitas vezes as pessoas pensam que o pessoal da Fazenda não quer liberar as coisas; que travamos tudo, mas não é isso. É porque entendemos que o município recebe recurso, mas ele também precisa pagar”, explicou.
Denison disse ainda que, para o PPA chegar com amplitude ao cidadão, é necessária a capitação de recursos externos. “Precisamos buscar essa receita extra para que mais projetos possam ser inseridos na sociedade e não ficarmos presos somente aos tributos que o município recebe de forma regular”, disse.
Os presentes também tiveram a oportunidade de deixar registrado em questionário quais ações e projetos gostariam que a Prefeitura pudesse levar para o bairro e também para o próprio município. Após preenchimento com ideias e dados cadastrais, os questionários foram recolhidos e serão entregues ao próprio gestor da cidade.
Além dos citados, participaram da audiência os vereadores Diego Maia, Rafael Farofa, Dr Léo, Sargento Francisco, servidores do executivo e legislativo, além de comunidade em geral.