Em celebração ao mês de valorização da comunidade surda, a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento (CEA), realizará, na sexta-feira (26), a roda de conversa “Libras: Diálogos para a Inclusão”, às 14h, no Auditório Paulo Spínola.
O evento, aberto ao público, contará com a participação especial da orquestra “Batuque de Surdo”. A iniciativa tem como objetivo estimular a reflexão sobre o Dia Internacional da Língua de Sinais (23) e o Dia Nacional dos Surdos (26), reforçando o compromisso institucional com a acessibilidade e a diversidade.
O debate será conduzido por Frederico Luiz de Santana Alvarez, palestrante e comunicador com mais de dez anos de experiência em capacitação de pessoas; Antônio E. S. Lopes, tradutor e intérprete de Libras há 20 anos, supervisor pela APADA, servidor da PGE-BA e intérprete educacional da Secretaria Estadual de Educação da Bahia; Janeth de Souza Baliza, representante da comunidade surda, membro da APADA na PGE-BA, ativista pelos direitos das pessoas surdas; e Raynara Barros Cambuí, servidora da PGE-BA, coordenadora da SPI e bacharela em Direito.
A roda contará ainda com a participação especial de Charlina Araújo, educadora musical, musicoterapeuta e regente da Banda Percussiva Batuque de Surdo há oito anos, com ampla experiência em musicalização e multi-instrumentista; e de Josiene Borges, professora da rede municipal de Salvador e coordenadora voluntária da Banda Percussiva Batuquinho de Surdo, projeto da APADA-BA em parceria com o Instituto Neoenergia e o Fazcultura-BA.
Com uma programação que une prática e teoria, a roda de conversa pretende ampliar a conscientização sobre a importância da Libras como ferramenta de inclusão, valorizando a comunidade surda e fortalecendo o respeito no ambiente de trabalho. O evento representa um passo significativo da PGE-BA na construção de um espaço mais acessível e inclusivo para todos, além de fazer parte das iniciativas da Política de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade da instituição.
Fonte
Ascom/PGE-BA