Fotos: Apolo Rocha
Com o objetivo de ampliar a estrutura de locais históricos, como o Arquivo Público Municipal e a Biblioteca Arnold Ferreira da Silva, foi realizada na manhã desta segunda-feira (29) uma visita técnica em Feira de Santana. A iniciativa envolve parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Administração, e a Prefeitura Municipal, com foco na valorização e preservação de acervos públicos, além do fortalecimento da memória e do patrimônio documental da cidade.
Participaram da agenda, pelo Governo Municipal, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lobo; a secretária de Administração, Sandra Peggy; e Josmam Lima, chefe da Divisão de Artes Plásticas e Literatura da Secel e diretor do Casarão Olhos D’Água. Pela Fundação Pedro Calmon, estiveram presentes o diretor-geral, Sandro Magalhães; Afonso Pereira, coordenador de fomento aos arquivos públicos municipais do Estado; Tamires Conceição, diretora de Bibliotecas Públicas do Estado; e Walter Silva, diretor do Centro de Memória da Bahia.
Durante a visita, o secretário Cristiano Lôbo destacou que a parceria irá abrir espaço para projetos de qualificação e requalificação, além de ações de formação para as equipes locais. “Essa visita visa viabilizar uma parceria para fortalecer o trabalho já realizado no município. É uma iniciativa que vai enriquecer o acervo e resgatar a nossa memória, valorizando a tradição de Feira de Santana”, afirmou.
Ele também ressaltou que a Biblioteca Municipal Arnold Ferreira da Silva está em fase final de reforma e será entregue em breve à população, fortalecendo ainda mais o acesso à educação e à cultura.
O diretor-geral da FPC, Sandro Magalhães, destacou a relevância da cidade para a história da Bahia e reforçou o papel da Fundação no processo de cooperação. “Feira de Santana possui um acervo histórico de grande importância. Nosso objetivo é construir, junto com a Prefeitura, um termo de cooperação que fortaleça as ações voltadas ao patrimônio documental, às bibliotecas e à memória cultural. A Fundação Pedro Calmon contribuirá com sua expertise em políticas públicas culturais”, ressaltou.
A visita técnica reforça o alinhamento entre o município e o Governo do Estado para ampliar as políticas públicas culturais, garantindo mais estrutura e visibilidade para os acervos e espaços históricos de Feira de Santana.