O Bahia Tech Experience (BTX), maior evento de startups do Nordeste, acontece desta quinta-feira (2) até sábado (4), no Centro de Convenções, em Salvador. Organizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o encontro vai movimentar o ecossistema inovador com palestras, workshops, batalhas de pitch, experiências imersivas e capacitações, criando um ambiente propício para fortalecer conexões, ampliar conhecimento e impulsionar negócios.
Nesta edição, o evento reúne 150 startups baianas, além de projetos inovadores da Rede Estadual de Educação, institutos de P&D, hubs, incubadoras e aceleradoras. O cenário reflete o momento vivido pela Bahia. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado ocupa a liderança no Nordeste em número de organizações de alto crescimento, além de concentrar a maior quantidade de empresas gazelas, aquelas que mantêm expansão de mais de 20% ao ano, por quatro anos seguidos. A Bahia também está à frente no Inova Simples, com 356 iniciativas ativas em 2025.
Uma das empresas confirmadas no BTX é a Jusbrasil, que utiliza inteligência artificial para organizar e simplificar informações jurídicas complexas. A startup baiana, que já integrou o Parque Tecnológico da Bahia e hoje reúne mais de 20 milhões de usuários mensais, participará do painel “A Corrida Geopolítica da Inovação e o Papel da Bahia: Caminhos para Nossas Próprias Gigantes”, no dia 4 de outubro, ao lado da Cubos e Infinity School.
Para o gerente de Design de Produto da Jusbrasil, Gabriel Vaz, estar no Bahia Tech Experience representa uma oportunidade estratégica. “O BTX cria um ambiente de interação entre startups, governo e investidores. Para o Jusbrasil, é o momento de mostrar como tecnologia e Direito podem caminhar juntos na solução de desafios reais da sociedade, além de fortalecer conexões, trocar experiências e colaborar com o ecossistema para ampliar nosso impacto. Também é uma vitrine para dar mais visibilidade, atrair investimentos e evidenciar que a Bahia já possui empresas de destaque e com enorme potencial de crescimento”, diz.
A Foco Tecnologia, startup de Caetité, no Território do Sertão Produtivo, estará entre as expositoras do BTX 2025. A empresa é especializada no desenvolvimento de soluções em Software como Serviço (SaaS) para hotéis e pousadas em todo o Brasil e já conta com mais de 100 colaboradores, a maioria da própria região. “Surgimos em Salvador e retornamos para Caetité durante a pandemia. Quando deixamos a capital e voltamos para o interior, carregávamos alguns preconceitos sobre as oportunidades no setor de tecnologia, mas tivemos uma grata surpresa. Atualmente, estamos em fase acelerada de tração, crescendo entre 30% e 40% e já somamos mais de 2.500 clientes ativos. Hoje, figuramos entre as maiores empresas brasileiras do segmento”, revela Diego Silveira, sócio-fundador e CTO da Foco.
Diego Silveira ainda afirma que a participação no maior evento de startups do Nordeste representa uma oportunidade de fortalecimento para o ecossistema. “Acreditamos que o Bahia Tech Experience tem potencial para facilitar a vida das startups em fase de tração, aproximando-as de grandes players de aceleração e investimento, além de ampliar sua visibilidade. Ter uma ação como essa na Bahia mostra a força e a relevância do Estado no mercado de inovação. Estamos confiantes de que o BTX pode ser um agente transformador, capaz de impulsionar novas empresas e catalisar o crescimento do ecossistema empreendedor baiano”.
A iniciativa faz parte do programa de Governo Bahia Mais Inovadora, que tem como objetivo estimular a ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no estado baiano. O público em geral poderá se inscrever gratuitamente e consultar a programação completa em www.bahiatechexperience.com.br .
Serviço
Evento: Bahia Tech Experience (BTX)
Data: 2 a 4 de outubro de 2025
Local: Centro de Convenções Salvador
Inscrições e programação completa no www.bahiatechexperience.com.br
Entrada: Gratuita
Fonte: Ascom/Secti