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Articuladores discutem sobre políticas de alfabetização durante segundo ciclo formativo da Renalfa

Com o objetivo de fomentar a discussão sobre a política de alfabetização nos 27 Territórios de Identidade no Estado em torno do Programa Bahia Alfa...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
30/09/2025 às 11h22
Articuladores discutem sobre políticas de alfabetização durante segundo ciclo formativo da Renalfa
Foto: Douglas Amaral - Ascom/SEC

Com o objetivo de fomentar a discussão sobre a política de alfabetização nos 27 Territórios de Identidade no Estado em torno do Programa Bahia Alfabetizada, os articuladores regionais da Rede de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) participaram, na segunda-feira (29), no Catussaba Resort Hotel, em Salvador, do 2º Encontro Presencial de Articuladores Regionais da Renalfa. A atividade, que prossegue até o dia 1º de outubro, tem como eixo principal de discussão a alfabetização e suas relações em formação, material didático, avaliação e regime de colaboração.

A ação tem como foco o aprimoramento e a consolidação das ações voltadas para o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Nos três dias do encontro, os 80 articuladores regionais e demais técnicos da Secretaria da Educação do Estado (SEC) estão participando de mesas de debate e palestras com temáticas voltadas para a alfabetização de crianças na idade correta.

O assessor especial da SEC, Manoel Calazans, participou da mesa “Educação infantil e ciclo de alfabetização: transição, continuidades e formação docente“. Segundo o gestor, este é um evento que traz os articuladores de alfabetização dos territórios. "São pessoas estratégicas neste movimento em prol da alfabetização da criança na idade adequada", disse o assessor, que falou sobre a transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental; as características da Educação Infantil; e como ela pode contribuir para o processo de alfabetização.

Conforme a articuladora estadual da SEC, Graciene Guimarães, a ideia do encontro é discutir sobre o andamento da política de alfabetização em cada Núcleo Territorial e Educação (NTE). “Buscamos entender como os participantes estão discutindo o plano de trabalho em cada território e como os municípios vêm evoluindo no plano de melhoria para que a gente possa avançar, cada vez mais, com o número de crianças alfabetizadas no nosso estado”, afirmou.

A articuladora estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-BA), Eronize Lima, pontuou que este é um momento de formação e de protagonismo dos articuladores. “A pauta foi pensada para que a gente possa ouvi-los e, daqui, criarmos as possibilidades que a gente entende que possam se somar às ações que já vêm sendo desenvolvidas e propostas pelo Governo do Estado, pela UNDIME e pelo MEC”.

Já a articuladora regional de gestão do NTE 26, Jamille Moares, falou sobre o papel do articulado. “Nossa função é organizar da melhor forma o trabalho de alfabetizar as crianças na idade certa. Nós temos a missão de compartilhar e de trocar saberes com os articuladores municipais para que repassem as informações para os seus professores nos municípios”.

Fonte

Ascom/SEC

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