O subsecretário da Saúde do Estado da Bahia, Paulo Barbosa, participou na quarta-feira (1º) do Encontro da Linha de Cuidado do Acidente Vascular Cerebral (AVC) Norte e Nordeste, que acontece no Hotel Vila Galé, em Salvador, até a quinta-feira (2).
A abertura do evento, realizado pela Rede Brasil AVC, reuniu especialistas, pesquisadores e gestores de saúde para discutir estratégias que fortaleçam a prevenção, o atendimento emergencial e a reabilitação de pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Representando a Bahia, ele apresentou um panorama sobre os avanços da rede de atenção no estado, destacando a implantação do Programa Estadual de Apoio à Reperfusão do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e do AVC Isquêmico, iniciativa que busca reduzir a mortalidade e as sequelas decorrentes dessas doenças, que estão entre as principais causas de óbito na população adulta no estado.
Durante sua exposição, Paulo Barbosa ressaltou os objetivos do programa, como a ampliação do acesso aos tratamentos de reperfusão, a qualificação dos profissionais de saúde e o apoio ao processo regulatório com suporte remoto de especialistas. Ele também enfatizou a importância da regionalização e da integração entre os pontos de atenção, assegurando que todas as regiões de saúde da Bahia contem com pelo menos uma unidade hospitalar de referência para atendimento de IAM e AVC.
“O AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade no Brasil. O fortalecimento da linha de cuidado e a implementação de programas de reperfusão são fundamentais para salvar vidas e reduzir sequelas. Este encontro é um espaço estratégico para compartilharmos experiências e construirmos soluções conjuntas para o Norte e Nordeste”, enfatizou o subsecretário da Saúde da Bahia.
Fonte
Ascom/Sesab