A Bahia formaliza, nesta segunda-feira (6), a adesão ao Mapa Conecta, plataforma nacional do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) voltada à inovação no setor agropecuário. O termo de adesão será assinado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), durante a cerimônia de apresentação da iniciativa, marcada para as 9h, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
A entrada da Bahia no Mapa Conecta representa um passo estratégico para ampliar a competitividade do agronegócio baiano por meio da tecnologia, da pesquisa e da conexão com startups, investidores e instituições de ensino e pesquisa.
“Com o Mapa Conecta, vamos fortalecer a inovação no setor agropecuário da Bahia de forma integrada, com mais acesso à tecnologia, pesquisa aplicada e novos negócios. A plataforma amplia nossas possibilidades e impulsiona o desenvolvimento sustentável da agropecuária baiana”, destaca o secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo.
A plataforma Mapa Conecta utiliza ferramentas de inteligência artificial (IA) para promover conexões entre os diversos atores do ecossistema agroindustrial — incluindo startups, cooperativas, produtores rurais, indústrias, órgãos públicos, instituições acadêmicas e centros de pesquisa. A proposta é fomentar um ambiente colaborativo e de inovação aberta, capaz de solucionar desafios do agro, desenvolver novas tecnologias e subsidiar políticas públicas eficazes.
Além de acelerar negócios, a ferramenta também visa promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental do setor, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Com uma abordagem multilíngue e acessível, o Mapa Conecta busca transformar o agro brasileiro em um setor cada vez mais inovador, competitivo e conectado às demandas do futuro.
Fonte
Ascom/Seagri