A Secretaria da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, deu início ao Preparatório de Redação para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), voltado aos Jovens Aprendizes, que fazem parte do programa Oportunidade Jovem, que atuam nos órgãos do Governo do Estado. Mais de 100 alunos participam do projeto, que oferece preparação completa aos estudantes.
A gerente de Monitoramento de Projetos Institucionais da Sead, Carol Alencar, explica que o curso nasceu a partir de uma pesquisa realizada junto aos menores aprendizes. “Fizemos uma pesquisa para saber quem tinha interesse, formamos duas turmas e já abrimos uma terceira, pois a demanda foi grande”, afirmou.
A professora Débora Lívia Costa explica que o curso aborda a teoria e a prática da escrita de redações para o Enem, durante seis encontros presenciais. “No primeiro encontro, aplicamos um teste diagnóstico para termos uma base e um nivelamento de como está cada aluno. E agora nós iniciamos um trabalho teórico extremamente direcionado para aquilo que eles necessitam melhorar nesses textos”, disse.
A estudante Emanuele Luísa Lima, do primeiro ano do ensino médio do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) João Clímaco D’Almeida, é uma das alunas do curso e diz que acha importante iniciar cedo a preparação para a redação do Enem. “Vou fazer a prova esse ano como treineira e achei importante iniciar a preparação logo porque quero me sair bem, para conseguir o curso que tanto desejo, que é Direito”, pontuou.