MPBA realiza audiência pública para discutir abate clandestino de carne em Itororó e região
Combate ao abate clandestino e práticas de qualidade na produção e comercialização de carnes e seus derivados foram temas debatidos em audiência pú...
Por: RedaçãoFonte: MP - BA
02/10/2025 às 18h55
Foto: Reprodução/MP - BA
Combate ao abate clandestino e práticas de qualidade na produção e comercialização de carnes e seus derivados foram temas debatidos em audiência pública realizada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor (Ceacon), no município de Itororó. O evento, realizado nesta terça-feira, 30, também reuniu representantes dos municípios de Itaju do Colônia e Firmino Alves.
Foto: Reprodução/MP - BAAs pautas foram conduzidas pelas promotoras de Justiça Thelma Leal, coordenadora do Ceacon, e Karina Freitas, que fizeram encaminhamentos para avançar na resolução do problema na cidade. Foi definido, como medida de curto prazo, que o MPBA promoverá reunião com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), produtores, comerciantes e representantes de frigoríficos para discutir a possibilidade de enviar o gado para abate em estruturas equipadas localizadas em Itapetinga ou Vitória da Conquista.
Foto: Reprodução/MP - BAJá a solução de médio a longo prazo proposta pelas promotoras de Justiça envolve a implementação de ações voltadas à estruturação de instalações de frigorífico em Itororó. Também foram realizadas inspeções em estabelecimentos nas regiões de Itororó e Firmino Alves, na segunda-feira, 29, onde foram verificadas as condições de armazenamento e refrigeração das carnes, além da procedência dos produtos e das respectivas notas ficais.
O evento contou com a participação de autoridades dos três municípios, além de representantes da vigilância sanitária e comerciantes locais.
*Estagiária sob supervisão de Maiama Cardoso (MTb/BA - 2335)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.