A Bahia terá representantes no Grande Pix Nordeste de Goalball 2025, que acontece entre os dias 3 e 5 de outubro, no município de São Joaquim, em Pernambuco. A delegação baiana viaja nesta quinta-feira (2), com apoio de transporte da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Duas instituições que promovem o paradesporto no estado participarão da competição: o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) e a Associação Santantoniense dos Deficientes Visuais (Asdev).
A expectativa de um dos responsáveis pela delegação, Márcio Peruna, é de um bom desempenho da equipe baiana. “A Bahia vai ser representada por duas equipes, a Asdev e o ICB, e acreditamos que temos condições de colocar pelo menos uma delas entre as quatro melhores do Nordeste. Essa competição é fundamental para manter os atletas motivados, principalmente porque marca o fim do ciclo 2025”, afirma.
Para a equipe feminina do ICB, o torneio também é um momento de preparação para a disputa da Série A de Goalball, que deve começar em novembro e é considerado o campeonato mais importante da modalidade no país. O goalball é uma modalidade para pessoas com deficiência visual, em que duas equipes de três jogadores disputam em quadra quem faz mais gols com a mão. Todos os atletas atacam e defendem.
Márcio Peruna reforça a importância do apoio da Sudesb para o desenvolvimento da modalidade no estado. “Na Bahia o goalball tem sido apoiado pela Sudesb e isso é de fundamental importância. Sem esse incentivo, teríamos maiores dificuldades e talvez não conseguíssemos participar das competições e desenvolver nosso esporte”, comenta.
Fonte: Ascom/Sudesb