Enquanto elemento estruturante do currículo na Creche da Baixa da Candeia, o projeto “Educação Antirracista” foi premiado como uma experiência inspiradora de gestão e projetos pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral no país. O reconhecimento ocorreu durante a Mostra Nacional do Ministério da Educação (MEC), realizada na última quinta-feira, 2, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A iniciativa de Alagoinhas foi selecionada para compor um mapa interativo que visa identificar, mapear e divulgar experiências bem-sucedidas de gestão pública e projetos pedagógicos que promovem a educação integral com qualidade e equidade. O projeto da Creche da Baixa da Candeia foi avaliado por uma comissão de profissionais e pesquisadores, levando em consideração eixos como gestão democrática, currículo integrado, diversidade, inclusão e equidade, entre outros.
A secretária de Educação de Alagoinhas, Rita Bastos, celebrou a conquista. “Esse reconhecimento pelo Ministério da Educação é uma conquista que enche toda a nossa rede de ensino de orgulho. Essa iniciativa demonstra que é possível trabalhar o antirracismo na educação infantil de forma efetiva, promovendo a valorização da diversidade, a autoestima das crianças e o reconhecimento de referências positivas na comunidade. As atividades de contato com as culturas indígena e africana são fundamentais para formar cidadãos conscientes, respeitosos e empoderados, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou.
A Educação para as Relações Étnico-Raciais e a Educação Antirracista permeiam as discussões de todo o currículo da Rede de Ensino de Alagoinhas, com experiências potentes sendo desenvolvidas nas unidades escolares. “Estamos muito felizes de estar representando toda a equipe da Creche Municipal da Baixa da Candeia, que fez um trabalho belíssimo e com muita responsabilidade. Esse é um momento ímpar na nossa carreira. Estamos muito orgulhosos de toda a equipe”, elogiou a coordenadora da unidade, Joselita Almeida.
O evento, promovido pelo MEC em parceria com a UFMG, apresentou 127 iniciativas inspiradoras, selecionadas entre as 893 inscrições submetidas. A mostra busca promover trocas, reflexões e colaboração entre escolas e secretarias de educação de todo o país.
Tempo Integral
O programa do Governo Federal, que fomenta a Educação Integral em Tempo Integral, tem como objetivo a criação de matrículas com jornada igual ou superior a 7h diárias (ou 35 horas semanais) em todas as etapas da educação básica.
Essa medida busca a ampliação da jornada na perspectiva da educação integral e prioriza as escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, o governo federal fornece assistência técnica e financeira, baseando-se em propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Referencial Curricular Alagoinhas (RCA).