O Ministério Público da Bahia esteve presente no Colégio Antônio Vieira, em Salvador, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (Ceduc), para mais um ciclo de debates sobre educação inclusiva e bullying nas escolas. As palestras ocorreram nos dias 29 de setembro e 1º de outubro, e buscaram integrar gestores, professores e estudantes da unidade de ensino.
As atividades foram conduzidas pelos promotores de Justiça de Educação Tiago Quadros e Anna Karina Trennepohl e pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional da Educação (Ceduc) do MPBA, Adriano Freire.
Com a presença de 1380 de estudantes, a promotora de Justiça Anna Karina Trennepohl alertou sobre os riscos e as consequências do bullying e do ciberbullying nas esferas cível, administrativa e criminal, apresentados pela iniciativa Seja Brother.
Já os promotores de Justiça Tiago Quadros e Adriano Freire explicaram as ações do projeto ‘Educação Inclusiva - Todas as escolas são para todos os alunos’ aos 30 gestores escolares do Colégio Antônio Vieira com o objetivo de ampliar e promover a inclusão de pessoas com deficiência nas escolas.
Além de buscar conscientizar os jovens sobre a importância do respeito no ambiente escolar e nas redes sociais, a iniciativa pretende fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes.
*Estagiária de Jornalismo sob supervisão de Milena Miranda (DRT Ba 2510)