Com uma abordagem inovadora que promove o domínio de técnicas avançadas de comunicação estratégica, 60 alunos das forças de segurança e defesa civil concluíram nesta sexta-feira (3), o Curso de Comunicação Operativa (COMOP), coordenado pelo coronel do Exército Brasileiro, Márcio Walker, por meio da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP). A solenidade de encerramento aconteceu no auditório do Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), no CAB.
O curso é pioneiro no país e as duas turmas formadas por policiais militares, bombeiros militares, policiais civis, profissionais do Departamento de Polícia Técnica (DPT), profissionais da SSP, da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) e assessores de comunicação foram as primeiras a receber a capacitação. Somente da Polícia Militar, formaram-se 20 oficiais que fazem parte do quadro de Comunicação Social e duas funcionárias civis, assessoras de comunicação da instituição.
A Comunicação Operativa é uma iniciativa estratégica, de integração de forças, concebida para atender às demandas contemporâneas da segurança pública e defesa civil no Brasil.
“Trouxe para vocês uma experiência de mais de 20 anos trabalhando nessa área, transformada num curso com uma vasta quantidade de conhecimento com a utilização de muitos trabalhos práticos. Comunicação é muito mais do que informar um evento que ocorreu, nós temos que entregar a verdade da segurança pública com eixos importantes a serem cultivados como a aproximação com a sociedade, e, principalmente, a superioridade da informação. Essa iniciativa do Estado da Bahia é fundamental para reconstruir um pensamento cultural de transformação”, ressaltou o coordenador, idealizador e professor do curso, coronel Walker.
Estiveram presentes na solenidade de formatura o subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, o superintendente de Inteligência, Rogério Dourado, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Aloísio, o diretor do Departamento de Comunicação da PM, coronel André Carvalho, entre outras autoridades civis e militares.
Fonte: DCS/PMBA