A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, na manhã dessa segunda-feira (7), no auditório do órgão, uma reunião de divulgação sobre o processo de implementação do programa Garantia-Safra nos municípios do território Entre Rios. O Garantia-Safra é um programa do Governo Federal, executado no Piauí pela SAF, que oferece auxílio financeiro a agricultores familiares que comprovem perda de safra por conta da seca ou de enchentes.
De acordo com Alionardo Santiago, diretor de Fomento às Cadeias Produtivas da SAF, a reunião teve como objetivo orientar e mobilizar os agricultores e municípios envolvidos no processo de adesão. “A reunião de divulgação do programa Garantia-Safra faz parte do nosso calendário e busca mobilizar instituições públicas, privadas, associativas e representativas da agricultura familiar para a divulgação do programa, explicando o período de inscrição, as regras e as modalidades de atuação voltadas ao amparo da produção da agricultura familiar em casos de perda de safra”, explicou.
O encontro contou com a presença de representantes do território, entre eles secretários de Agricultura dos municípios, emissores de CAF (Cadastro da Agricultura Familiar) responsáveis pela inscrição no programa, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, além de agricultores. A reunião marca a conclusão da série de encontros nos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí com orientações sobre o programa.
Matias Cabral, coordenador do Programa Garantia-Safra no Piauí, ressaltou que a reunião é necessária porque o agricultor só pode ser beneficiado se o município aderir ao programa. “O Garantia-Safra opera de acordo com os anos agrícolas, e estamos começando o ano agrícola 2025-2026. Para que o município participe do programa, é necessário enviar uma solicitação informando a quantidade de vagas e as famílias que se enquadram no perfil do programa. Temos prazos e etapas definidos para cada processo dentro do programa, e hoje estamos discutindo tudo isso com os representantes presentes”, disse.
André Pires, secretário de agricultura do município de Altos, destacou a importância da reunião para a adesão dos municípios ao programa. “A reunião que trata sobre o Garantia-Safra é muito importante, pois a Secretaria de Agricultura do município de Altos está sempre sendo procurada pelos produtores rurais a respeito desse benefício. Então, é importante participar desse tipo de reunião para esclarecer todas as dúvidas e levar esse benefício aos produtores rurais de Altos”, relatou.
Prazos
Para 69 municípios da Região I, o prazo de adesão ao programa é 21 de outubro. Esta também é a data para os municípios quitarem os aportes de safras anteriores. Os agricultores desses municípios têm até o dia 30 de novembro para pagarem as suas adesões.
Para os demais 155 municípios, que compõem a Região II, o prazo para adesão é até o dia 21 de novembro.