Inserida à campanha Outubro Rosa, nesta terça-feira (7), no Horto Florestal de Camaçari, foi realizada edição especial do Conexão Saúde. O evento, promovido pela Secretaria de Saúde (Sesau), é o primeiro após a abertura da ação no município e reuniu serviços como marcação de exames, naturopatia, massoterapia, auriculoterapia, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, avaliação nutricional, espaço da beleza, além de palestra e roda de conversa.
Presente no evento, a vice-prefeita Pastora Déa Santos destacou as ações da campanha Outubro Rosa no município. “Um mês inteiro de atividades voltadas para as mulheres, com foco na sensibilização, para que haja a conscientização de que nós devemos nos cuidar. Precisamos ter esse tempo e atenção ao cuidado porque quando a doença chega, a gente tem que jogar tudo para cima e parar. Sei que a própria sociedade coloca a mulher nesse ritmo acelerado, de que tem que dar conta de tudo”, afirmou, ao ressaltar a importância das mulheres se colarem como prioridade.
A secretaria de Saúde, Rosangela Almeida, falou sobre o objetivo da pasta em realizar a iniciativa e as próximas ações contempladas. “A temática do Outubro Rosa esse ano é ‘Escolhas saudáveis, vidas protegidas’, então nós pensamos em fazer a alusão dentro de um ambiente da natureza, na perspectiva da gente ofertar os serviços que nós temos. Hoje, a gente tira e extrai daqui um número importante de mulheres que no sábado (11) estarão no Centro de Atenção à Saúde da Mulher [Casm] fazendo a mamografia”, disse, ao acrescentar que as unidades de saúde terão programação ao longo de todo o mês.
Durante o evento foi realizada ainda palestra com o tema “Prevenção do Câncer de Mama”, ministrada pelo mastologista da rede municipal, Rodrigo Barata. Na oportunidade, ele apresentou dados, como o de este ser o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, abordou as causas, fatores de risco, diagnóstico, fatores preventivos modificáveis e intervenções médicas.
Há mais de um ano aguardando para fazer a mamografia, a técnica de enfermagem Vera Lúcia Oliveira Maciel, 58 anos, já saiu do local com o procedimento agendado. “Tinha bastante tempo, muito mais de um ano que eu precisava fazer o exame. Aqui, foi muito fácil e rápido, inclusive já está marcado. O evento está lindo, cheio de serviços. Também fiz a auriculoterapia e vou passar pelas nutricionistas”, disse, animada.
Os exames agendados para o próximo sábado no Casm foram destinados a pessoas que já possuíam guias. Além da mamografia, foram marcadas ultrassonografias mamárias, sendo 120 vagas para cada procedimento.
Utilizando dos serviços disponibilizados no evento, a copeira dietista Cláudia Regina Batista de Oliveira, 52 anos, falou sobre a oportunidade. “Eu gostei. Antes estava difícil, a gente não tinha esses projetos, que são muito importantes. Fiz o teste rápido e já vou pegar o resultado agora. Tudo que tiver aqui eu aproveito”, afirmou.
Durante a edição especial do Conexão Saúde, ainda foi realizado aulão de atividade física; roda de conversa com psicóloga, destacando os impactos emocionais do processo de enfrentamento do câncer de mama; e troca de experiências entre pacientes que vivenciaram o tratamento da doença.
A ação no Horto Florestal integra a programação municipal do Outubro Rosa, que se estende por todo o mês com atividades realizadas na sede e na orla de Camaçari.