Com total apoio da Prefeitura de Candeias, a carreta do Ministério Público (MPBA), esteve no município nesta quarta-feira (8), realizando diversos serviços gratuitos à população.
Com os projetos “Paternidade Responsável” e “Viver com Cidadania”, o MP realizou 103 atendimentos à população, incluindo reconhecimentos espontâneos de paternidade, exames de DNA, acordos de convivência e alimentos, orientações, entre outros.
Além disso, os moradores puderam solicitar as segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, entre outras demandas de natureza cível e de família.
A moradora Lidineia Santana veio ao mutirão tentar a segunda via da certidão para depois adquirir o novo documento de identidade.
“Ficou muito mais fácil por aqui, pois é uma demora danada para se tirar um documento e aqui foi rapidinho, já estou liberada”, comemorou.
A fala de dona Lindineia só reforça o objetivo do projeto itinerante, que é desburocratizar os serviços judiciais. “É isso que queremos, chegar perto da população e tentar ajudar da melhor forma possível. Queremos facilitar esse acesso e devolver ou garantir a dignidade do cidadão com seus respectivos documentos e direitos”, ressaltou o promotor de justiça do MP-BA e responsável pelos projetos no município de Candeias, Tiago Lisboa Bahia.
A secretária de Direitos Humanos Ana Paim disse que projetos como esses serão sempre requisitados pelo município e também terá toda a parceria possível, já que a população é a mais beneficiada. “Nossa secretaria busca garantir os direitos das pessoas, principalmente aqueles que têm pouco acesso à informação e serviços judiciais. Estamos de portas abertas para fazer essa ponte e sanar os problemas da nossa população”, garantiu.
Os atendimentos aconteceram durante todo o dia no estacionamento da Central de Abastecimento e, além dos citados, a ação contou com as presenças da promotora de justiça Bruna Fittipaldi; da secretária de Governo, Soraia Cabral e demais colaboradores das duas instituições.