Iniciando à programação alusiva ao Dia da Criança, comemorado em 12 de outubro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou, nesta quinta-feira, 9, atividades lúdicas e de integração com crianças e adolescentes assistidos pela unidade.
A programação envolveu momentos de música, brincadeiras antigas (como amarelinha e vareta), dinâmicas educativas, desenhos, pinturas de telas e pinturas faciais.
A coordenadora do Creas, Daiane Rios Oliveira, diz que o principal objetivo da ação é celebrar a infância e fortalecer os vínculos familiares. “A gente lida com crianças, adolescentes, pessoas idosas e deficientes e suas famílias, porque entendemos que se há uma pessoa com direito violado toda a família sofre junto. Esse momento é para fortalecer os vínculos, para que a gente esteja próximo dessas crianças e adolescentes, não só para que eles vejam o Creas como um espaço que passaram a frequentar após a violação de direito, mas, também, como um espaço acolhedor”, explicou Daiane.
Ela destaca a importância de resgatar o lúdico. “Muitos deles aqui tiveram essa infância fragilizada, alguns precisaram, inclusive, queimar etapas. Então, estamos aqui para celebrar esse momento, acolher e valorizar a criança. Convidamos também os idosos para promover essa troca, já que as crianças acabaram deixando um pouco de lado as brincadeiras antigas, como amarelinha e peteca”, complementou.
As atividades aconteceram em paralelo aos atendimentos psicossociais com as psicólogas e assistentes sociais do serviço, garantindo a continuidade do acompanhamento realizado pelo Creas.
Programação:
12/10: Cras do Mangalô- 13h
12/10:Cras de Boa União- 14h
16/10: Cras do Riacho da Guia- 13h
17/10: Cras da Praça do Céu- 13h
22/10: Cras de Nova Brasilia- 13h
Fotos: Roberto Fonseca- Secom