A revisão e elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Candeias foi a pauta da reunião realizada na manhã da quinta-feira (9), entre os secretários que compõem a comissão responsável pelo processo, instituída pelo prefeito Eriton Ramos.
A comissão tem a função de coordenar os estudos técnicos, elaborar o plano de trabalho, organizar audiências públicas, dialogar com a sociedade civil e com a Câmara Municipal, além de preparar a proposta de lei a ser encaminhada para aprovação.
Para o prefeito Eriton Ramos, a revisão marca um momento histórico para a cidade, que vive uma fase de grandes entregas e obras estruturantes. “Vamos construir um planejamento de longo prazo, ouvindo a população e projetando uma Candeias mais organizada, justa e preparada para os próximos anos, com foco na atração de empresas, indústrias e programas habitacionais. Não mediremos esforços para apresentar à Câmara um plano que faça Candeias avançar ainda mais”, garantiu o gestor.
O secretário de Planejamento, Desenvolvimento e Urbanismo, Filipe Magno, que preside a comissão, explicou o andamento dos trabalhos.
“Nosso objetivo é atualizar as regras urbanas considerando a realidade atual e os desafios do futuro, ouvindo também a população, como sempre ocorre em nossa gestão”, disse.
Durante o encontro, foram apresentados temas considerando a realidade atual e os desafios futuros do município, a exemplo de geração de emprego, saúde, educação, mobilidade urbana, meio ambiente e desenvolvimento econômico.
O PDDU atualmente em vigor foi aprovado em 2015 e, a cada década, deve ser atualizado, estabelecendo diretrizes da política de desenvolvimento e expansão urbana, com a finalidade de ordenar, promover e controlar o crescimento da cidade e as funções sociais da propriedade urbana pelos próximos dez anos.
A equipe técnica é composta por urbanistas, geólogos, engenheiros, arquitetos, assistentes sociais, biólogos, contadores e advogados.