O Circuito Baiano de Ginástica 2025 chega à fase 4 com programação da modalidade rítmica nos dias 11 e 12 de outubro, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em Salvador, no bairro do Barbalho. A competição estadual vale pontos para o ranking estadual das categorias de base até o alto rendimento. O evento, organizado pela Federação Bahiana de Ginástica, é aberto ao público e tem apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A quarta etapa do projeto terá exclusivamente disputas de ginástica rítmica, uma prática que combina elementos de dança e acrobacia com o uso de aparelhos como arco, bola e fita. A prática têm muitos talentos baianos revelados, como Keila Santos, Maria Paula Caminha e Clara Beatriz Vaz, que hoje integram a Seleção Brasileira de Ginástica, além de outras atletas com títulos nacionais e regionais.
O campeonato, que terá ao todo seis fases, em Salvador e Lauro de Freitas, contemplará até o final de outubro disputas de ginástica aeróbica, ginástica artística e ginástica rítmica. O investimento do Governo da Bahia para a ação é de mais de 300 mil reais, sendo executada pela FBG.
Cagiba -Além do apoio com eventos e passagens para competições da modalidade, a Sudesb financia a Casa da Ginástica da Bahia, projeto de iniciação esportiva com aulas gratuitas de ginástica artística em Salvador e ginástica rítmica em Lauro de Freitas, beneficiando mais de 800 crianças e jovens, entre 05 e 19 anos.
Fonte: Ascom/Sudesb