O projeto “Degraus da Reflexão”, da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA), é um dos cinco finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2025. A premiação, promovida pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), chega à sua 23ª edição reconhecendo iniciativas que aproximam a Justiça do cidadão, promovem inclusão e fortalecem a cidadania.
Nesta edição, mais de 420 projetos foram inscritos em 14 categorias. O projeto da PGE-BA concorre na categoria Comunicação Interna, que teve como finalistas também os projetos dos Tribunais de Justiça do Ceará (Histórias da Gente da Justiça), Goiás (Percepções em Jogo – gamificação sobre racismo estrutural), Mato Grosso (Eu Digo Basta! Poder Judiciário Contra a Violência Doméstica e Familiar) e Paraná (Campanha de Integridade do TJPR).
Para a assessora de comunicação social da PGE-BA, Mara Santana, a indicação ao prêmio já representa um grande reconhecimento. “É uma alegria ver o ‘Degraus da Reflexão’ entre os finalistas, principalmente por ser um projeto construído com muito cuidado e escuta. Ele mostra que a comunicação pode, sim, promover reflexão, mudança de atitude e diálogo no ambiente de trabalho. Ser selecionado entre mais de 400 iniciativas reforça o compromisso da PGE-BA com uma comunicação interna humanizada e conectada aos temas da sociedade”, destacou.
Os projetos foram avaliados por comissões julgadoras compostas por três jurados técnicos por categoria. Na categoria Comunicação Interna, participaram como jurados:
Maria Gabrielle Andrade (DF) – assessora de Comunicação na Secretaria de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, criadora de conteúdo com foco em comunicação política e institucional.
Mateus Ferraz (DF) – jornalista, especialista em Liderança e Inovação pela FGV, com experiência em grandes grupos de comunicação, TST e OAB.
Renata Nascimento de Oliveira (RJ) – jornalista, mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias pela Uerj, com experiência em gestão de comunicação institucional e organizações de direitos humanos.
Os vencedores do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça serão anunciados durante o Conbrascom – Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça, que acontecerá em agosto de 2025, no Maranhão.
Fonte: Ascom/PGE