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Artigo acadêmico de professores da rede estadual será apresentado no maior evento de Geografia do Brasil

Um trabalho pedagógico inovador desenvolvido no Colégio Estadual Dom Climério de Almeida Andrade (Cedoca), em Vitória da Conquista, resultou na pro...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
07/07/2025 às 10h44
Artigo acadêmico de professores da rede estadual será apresentado no maior evento de Geografia do Brasil
Foto: Divulgação

Um trabalho pedagógico inovador desenvolvido no Colégio Estadual Dom Climério de Almeida Andrade (Cedoca), em Vitória da Conquista, resultou na produção de um artigo acadêmico aprovado para a apresentação na edição de 2025 do Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ENANPEGE), o maior evento nacional da área de Geografia.

Escrito pela professora Fernanda Alcântara, em parceria com os docentes Eduardo Meira e Iguaraci Santos, o artigo foi elaborado a partir da experiência vivida por 80 estudantes do 3º ano do Ensino Médio, que participaram de uma proposta metodológica da disciplina de Geografia, baseada no Educação Patrimonial e Artística (EPA) - programa estruturante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).

O projeto integrou arte, cultura e ciência ao processo de ensino, utilizando a fotografia como instrumento didático para investigar o espaço urbano e ampliar a percepção territorial dos estudantes. Divididos em seis equipes, os alunos realizaram visitas de campo a locais como a Reserva do Poço Escuro, Lagoa das Bateias, Rio Verruga e comunidades quilombolas. A partir dessas vivências, produziram álbuns fotográficos que registraram tanto os territórios visitados quanto os aprendizados construídos em sala de aula, conectando teoria e prática.

Inovação no aprendizado

Segundo a professora Fernanda Alcântara, a iniciativa reforça o papel das metodologias ativas no processo educativo. “Trabalhar com a EPA tem sido importante no processo de ensino e aprendizagem. A edição de 2024 nos permitiu explorar a fotografia como ferramenta para ensinar conceitos como espaço, território e paisagem”, explica. A partir dessa experiência pedagógica com os estudantes, a professora e os dois colaboradores desenvolveram o artigo que será apresentado em setembro, no ENANPEGE, em Macapá.

Para os alunos, a participação no projeto representou uma nova forma de ver o mundo. Isabele Moitinho conta que o álbum mudou sua percepção sobre o território. “Foi gratificante participar da preservação da memória de uma comunidade pouco conhecida”. Já Vanderson Gomes afirmou que descobriu qual será a sua futura profissão. "Aprendi sobre cultura, ecossistemas e entendi melhor a importância da preservação”.

Com o tema “Geografias em um mundo em crises”, o ENANPEGE 2025 reunirá pesquisadores de todo o Brasil para debater políticas públicas e avanços na área, com a contribuição baiana mostrando como os projetos estruturantes da SEC fortalecem o aprendizado com práticas criativas e transformadoras.

Fonte: Ascom/SEC

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