Uma parceria entre a Secretaria de Saúde (Sesau) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), viabilizou, nesta quinta-feira (24), a ação “Deixe Tudo no Ritmo Certo”, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI). A iniciativa integra o Programa de Atenção ao Paciente Diabético e Hipertenso (PAIDH) e tem como objetivo fortalecer ações voltadas ao controle da pressão arterial e da glicemia, por meio de atividades educativas, atendimentos especializados, orientações e cuidado integrado.
Além da aferição da pressão arterial, a programação do evento inclui orientações sobre hipertensão e diabetes, rodas de conversa com a nutricionista Rosirene Oliveira, que compartilhou dicas de alimentação saudável, atendimento de massoterapia e sessões de alongamento conduzidas pelo fisioterapeuta Jacivam Moura.
Rita de Cássia, gerente do PAIDH, destacou que o objetivo da ação é oferecer serviços de saúde voltados ao controle da hipertensão e do diabetes, além de promover orientações à população, em alusão ao Dia Mundial da Hipertensão, comemorado em 17 de maio. “Nosso intuito é alcançar toda a comunidade, mas, hoje, a ação está voltada especialmente aos idosos atendidos pelo CCPI. Para isso, contamos com uma equipe multidisciplinar da Sesau, composta por fisioterapeuta nutricionista, psicóloga e outros profissionais. Cada um deles exerce um papel essencial no acompanhamento dos pacientes, contribuindo para o controle eficaz da pressão arterial e da glicemia”, explica.
Lusiane Dantas, gerente de Políticas para Inclusão e Direitos da Pessoa Idosa, reforçou a importância do evento. “Boa parte dos idosos atendidos pelo Centro de Convivência é de diabéticos e hipertensos. Por isso, essa ação é extremamente necessária. A união entre Sedes e Sesau permite um atendimento mais eficaz a esse público que demanda um cuidado especial. Não é apenas sobre tratar hipertensão e diabetes, mas garantir um acompanhamento contínuo, com profissionais que permanecerão acompanhando os idosos, com um olhar para todas as suas necessidades”, destaca.
Uma das participantes da ação, Glaudemar de Jesus, de 64 anos, que convive com hipertensão e está em estágio pré-diabético, expressou satisfação com a iniciativa. “Essa ação é muito importante. Eu já faço acompanhamento com minha médica, mas facilita bastante ter esse serviço mais próximo. O diferencial aqui é o cuidado conjunto. Estamos sendo atendidos em vários aspectos da saúde”, ressalta.