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Lançamento do Programa Escola das Adolescências marca início de uma nova etapa para educação municipal

Nesta sexta-feira (29), o Teatro Cidade do Saber (TCS) sediou o lançamento do Programa Escola das Adolescências em Camaçari. A iniciativa, promovid...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Camaçari - BA
29/08/2025 às 19h35
Lançamento do Programa Escola das Adolescências marca início de uma nova etapa para educação municipal
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA

Nesta sexta-feira (29), o Teatro Cidade do Saber (TCS) sediou o lançamento do Programa Escola das Adolescências em Camaçari. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), marca um passo decisivo no fortalecimento da escuta ativa, da participação e do protagonismo dos adolescentes na construção de uma educação mais inclusiva, sensível e transformadora.

Foto: Patrick Abreu
Foto: Patrick Abreu

Voltado a estudantes da rede pública municipal, educadores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e parceiros institucionais, o programa propõe uma mudança de paradigma, voltado ao reconhecimento dos adolescentes como sujeitos potentes, criativos e capazes de provocar transformações significativas em contextos escolares e sociais, além de focar na recomposição de aprendizagens visando diminuir a evasão e o abandono escolar.

Conforme o secretário de Educação, Márcio Neves, o Programa Escola das Adolescências chega para designar e ampliar o cuidado com os estudantes que integram o ensino fundamental 2 (Anos Finais) do 6º ao 9º ano. “O município recebe do MEC investimentos orçamentários e pedagógicos. A ideia é que a gente agora ajude esses jovens a construírem o seu projeto de vida, não só do ponto de vista educacional, mas também do ponto de vista emocional. O projeto faz formações com gestores, professores e servidores justamente para aprender a lidar com essa diversidade que envolve todas as emoções e condições de sobrevivência de um jovem na atualidade”, pontuou.

Márcio Neves, secretário de Educação. Foto: Patrick Abreu
Márcio Neves, secretário de Educação. Foto: Patrick Abreu

A coordenadora dos Anos Finais da Seduc, Lecilda Araújo, falou sobre a missão estratégica dos educadores na implementação da proposta, reforçando o papel de transformar a escola. “Este é um programa que exige sensibilidade e coragem. Precisamos estar abertos a novas escutas e práticas que coloquem o estudante no centro da aprendizagem. Nós acreditamos realmente no poder da transformação social que a escola tem. A gente vê isso acontecendo todos os dias”, enalteceu.

Lecilda Araújo, coordenadora do Anos Finais da Seduc. Foto: Patrick Abreu
Lecilda Araújo, coordenadora do Anos Finais da Seduc. Foto: Patrick Abreu

O projeto será implementado em 27 unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino, oferecendo formações, rodas de conversa, oficinas, escutas ativas e práticas pedagógicas voltadas ao fortalecimento das vozes adolescentes dentro do ambiente escolar.

Representando a Rede Nacional de Articuladores do Programa Escola das Adolescências (Renapea) na Bahia, a articuladora suplente, Cristiane Assis, celebrou a adesão de Camaçari à iniciativa. “Ver uma cidade como Camaçari se somando ao Programa das Adolescências é motivo de grande esperança. A parceria com o MEC e a atuação das redes locais fortalecem um movimento nacional pela valorização dos adolescentes como agentes de mudança. Essa é uma pauta urgente e necessária”, afirmou.

Cristiane Assis, articuladora suplente da Renapea. Foto: Patrick Abreu
Cristiane Assis, articuladora suplente da Renapea. Foto: Patrick Abreu

O evento contou com a presença representativa de estudantes do Centro Educacional Marquês de Abrantes e da Escola Municipal Denise Tavares, além de educadores e gestores escolares.

Escola das Adolescências

O programa nasce da compreensão de que é preciso repensar a escola a partir das vivências, sentimentos e perspectivas dos adolescentes. A proposta pedagógica evidencia a valorização das expressões juvenis, no incentivo à criatividade e no reconhecimento das singularidades que marcam essa fase da vida.

Lançado no país em junho de 2024, a política incentiva maior conexão com as características dos anos finais para apoiar a construção de trajetórias de sucesso escolar. Suas estratégias se dividem em três eixos: governança, organização curricular e pedagógica, e desenvolvimento profissional.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
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Foto: Patrick Abreu
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