A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) lançou o site Ranking Nacional, durante as boas práticas da Reunião Nacional de Presidentes das Juntas Comerciais, realizada em Maceió, Alagoas. A plataforma visa promover um ambiente de negócios cada vez mais ágil, transparente e seguro.
O site reúne dados oficiais da Receita Federal do Brasil, extraídos do Ranking RFB/Redesim, e oferece uma visão comparativa mensal sobre o desempenho na abertura de empresas nos 26 estados e no Distrito Federal.
A iniciativa, desenvolvida pela equipe interna de TI da Jucepi, coloca à disposição da sociedade uma plataforma pública e interativa, que compila e organiza informações desde 2019, permitindo acompanhar, comparar e analisar a evolução do cenário empreendedor em todo o país.
Segundo a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, o Ranking Nacional foi desenhado para estimular uma competitividade saudável entre os estados e reconhecer aqueles que se destacam em eficiência.
“Nosso objetivo é aproximar cada vez mais a sociedade dos serviços públicos e mostrar que é possível empreender no Brasil com agilidade e segurança. Com essa ferramenta, oferecemos dados confiáveis e comparativos que orientam empreendedores, gestores e estudiosos, além de estimular os estados a buscarem sempre melhores resultados.
Logo na página inicial, o usuário encontra o pódio mensal com os três estados mais rápidos no processo de abertura de empresas. Abaixo, aparece o ranking completo, com todos os estados, onde ao clicar, aparecem todas as informações como posição, tempo total de abertura e solicitações.
Para o empreendedor, a vantagem é direta: a ferramenta funciona como um guia prático, mostrando onde o processo é mais rápido e eficiente, permitindo tomar decisões mais embasadas sobre onde investir e expandir novos negócios.
Como navegar pelo site
A página inicial do Ranking Nacional destaca os resultados mais recentes, mas o usuário pode filtrar por mês, ano e indicadores específicos, como:
Ao clicar em um estado específico, abre-se uma página com painel detalhado, incluindo posição no ranking, métricas individualizadas e gráficos que permitem “viajar no tempo” para visualizar a evolução histórica mês a mês.
Na aba de “Estatísticas”, é possível acessar ainda um resumo anual, identificar tendências e comparar desempenhos, facilitando a análise tanto para empreendedores quanto para gestores públicos e estudiosos da área econômica.