O Colóquio de Matemática do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), reuniu, nessa segunda-feira (8), em Teresina, professores, formadores, estudantes e pesquisadores para debater práticas pedagógicas que potencializam a aprendizagem no estado.
O evento destacou a importância da formação continuada de professores e da valorização do “brincar” no ensino da matemática, mostrando como os conceitos podem ser trabalhados de forma interativa e divertida.
“O Colóquio de Matemática é uma ação estratégica da Seduc para garantir aprendizagens significativas, desde a alfabetização. É na prática pedagógica que a teoria se materializa e o protagonismo das crianças se concretiza”, afirmou o secretário da Educação, Washington Bandeira.
A programação contou com apresentação cultural da banda “Cores da Diversidade”, da Escola Municipal Honório Domingos de Oliveira, de Barras, e seguiu com uma mesa de debates e apresentações de boas práticas no ensino infantil de Teresina.
Adélia Amorim, formadora do PPAIC, destacou a importância do evento para o diálogo sobre práticas pedagógicas. “As formações transformam planejamentos e metodologias, favorecendo aprendizagens significativas e duradouras, ou seja, criando estratégias que realmente chegam até os estudantes”, disse.
Inovação e práticas lúdicas no ensino da matemática
A professora Daiana Nunes, da Escola Municipal de Barras, viu o evento como uma oportunidade de aprimorar o aprendizado dos alunos. “Trouxemos novidades para a sala de aula, especialmente no desenvolvimento do raciocínio lógico”, afirmou.
Elzita Pereira de Oliveira, educadora, destacou o valor da ludicidade. “As trocas de práticas trouxeram novas abordagens para trabalhar com crianças, incluindo aquelas com necessidades especiais”, afirmou.