Os vencedores da categoria Ideia Sustentável, subcategoria inovação tecnológica, do Prêmio Bahia Sustentável 2024, iniciaram na segunda-feira (8) uma semana de intercâmbio em Recife (PE). A comitiva, acompanhada por servidores da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema), participa até a próxima sexta-feira (12) de uma agenda dedicada à troca de experiências e ao fortalecimento de práticas de gestão costeira e conservação marinha.
A iniciativa é financiada pelo Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente (FERFA) e integra as ações da secretaria de fomento a iniciativas socioambientais inovadoras no território baiano. Na abertura da programação, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS-PE) recebeu os premiados para uma apresentação institucional seguida de um momento técnico sobre proteção e manejo de zonas costeiras e marinhas.
“Acompanhar o trabalho realizado pela Biofábrica de Corais é uma experiência enriquecedora, que nos permitiu conhecer de perto os berçários marinhos, observar o crescimento das colônias de corais e as atividades de manutenção e limpeza. Além disso, esse momento possibilitou uma troca de experiências muito importante entre o projeto Corais de Maré e as iniciativas locais, ampliando as redes de cooperação em prol da conservação dos recifes de corais”, destacou o assessor técnico da Sema, Henrique Hortélio.
O projeto Corais de Maré, executado pelo coletivo Carbono 14, foi reconhecido entre dezenas de propostas inscritas por sua abordagem participativa e pelo impacto na preservação de ecossistemas recifais e na conscientização de comunidades costeiras. A seleção reforça o compromisso da Sema em valorizar iniciativas que conciliam conservação ambiental, protagonismo comunitário e desenvolvimento sustentável.
“Esse prêmio está sendo muito positivo porque a gente se informa mais, a gente constrói conhecimento, a gente tira dúvidas e com isso a gente vai aumentando as chances de salvar os corais da extinção. Isso tem sido bem bacana não ter sido só o prêmio, mas ser também o acompanhamento, a visita técnica que é assim todos nós aprendemos, o estado cresce, o Brasil cresce e a gente continua aprendendo e transformando”, afirmou Zé Pescador.
Ao longo da semana, os integrantes do projeto participarão de uma programação intensa, que inclui visitas técnicas a instituições de pesquisa e centros de conservação marinha; encontros com lideranças e comunidades pesqueiras locais; oficinas de intercâmbio técnico sobre métodos de restauração e monitoramento de recifes e a troca de conhecimentos sobre políticas públicas e ações práticas de proteção costeira.
Prêmio Bahia Sustentável
Instituído pelo Decreto Estadual nº 14.225/2012 e financiado com recursos do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente (FERFA), o Prêmio Bahia Sustentável tem como objetivo reconhecer, estimular e divulgar as melhores iniciativas e ideias voltadas para a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida na Bahia.
A edição de 2024 premiou projetos, ações e pesquisas iniciados a partir de janeiro de 2020, com foco em três grandes eixos: Restauração de áreas degradadas; Combate à desertificação e Mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
Os vencedores da premiação, realizada no início de 2025, conquistaram além da viagem técnica, um troféu e o direito ao uso exclusivo do selo “Prêmio Bahia Sustentável 2024: Vencedor”. Todos os projetos finalistas e vencedores passam a integrar o Banco de Projetos do Prêmio Bahia Sustentável, uma iniciativa que fortalece a disseminação de boas práticas e fomenta sua aplicação em diferentes localidades.
Fonte: Ascom/Sema