Foto: Jorge Magalhães
Quase duas décadas após a implantação, a Unidade de Saúde da Família Dr. Joaquim Pondé Filho (USF), no conjunto Oyama Figueiredo, passa por requalificação para proporcionar mais qualidade nos serviços e melhor acolhimento aos pacientes. O equipamento, mantido pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi reinaugurado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho na manhã desta terça-feira (09).
Totalmente revitalizada, a unidade de saúde passou por reforma geral, com manutenção do telhado, piso, instalações elétricas e hidráulicas, pintura geral, manutenção na bateria de sanitários e aquisição de novos equipamentos.
Ao entregar o equipamento totalmente reformado, construído em sua segunda gestão, no dia 8 de fevereiro de 2008, o prefeito José Ronaldo reafirmou o compromisso de sua administração em priorizar investimentos para garantir melhor qualidade nos serviços de saúde pública em Feira de Santana.
Já o secretário de Saúde, Rodrigo Matos, destacou os desafios do Governo Municipal para garantir acesso à saúde de qualidade para a população feirense. “É praticamente uma unidade nova. Encontramos com infraestrutura muito ruim e fizemos uma reforma estrutural. Esta é uma unidade que está sendo reformada. Nós temos 20 unidades que estamos reformando neste momento. Este é o Governo de José Ronaldo, que olha para o social, porque reestruturar uma unidade de saúde é olhar o social”, frisou.
O descerramento da placa de reinauguração do equipamento também contou com a participação do jornalista Elsimar Pondé, filho do homenageado Dr. Joaquim Pondé Filho, que empresta o nome ao PSF do conjunto Oyama Figueiredo. Ele destacou a satisfação em ver o equipamento novamente revitalizado para melhor servir à comunidade, como o próprio pai, médico oftalmologista e professor da UEFS, gostava de fazer.
Além do prefeito José Ronaldo e do secretário Rodrigo Matos, também estiveram presentes durante a reinauguração os secretários de Comunicação, Joilton Freitas; de Políticas para a Mulher, Neinha Bastos; o procurador-geral do Município, Guga Leal; e os vereadores Lulinha da Conceição e Edvaldo Lima.