Duas novas residências e ocupações artísticas chegam esta semana aos museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Na quinta-feira (11), às 14h, será aberta a Ocupação Recôncavo Antirracista, no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), em Cabaceiras do Paraguaçu. Já no sábado (13), das 14h às 18h, começa a série de oficinas do projeto Curta Cena no MAC – Arte Urbana em Cena, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BAHIA).
As ações integram os 12 projetos contemplados no edital Programas de Residências e Ocupações Artísticas nos Museus do IPAC, com apoio financeiro do Governo do Estado. O objetivo é aproximar os museus das comunidades, estimular a educação patrimonial e ampliar as possibilidades de produção e experimentação artística por meio de oficinas, performances, instalações, debates e práticas colaborativas.
Ocupação Recôncavo Antirracista
A iniciativa vai oferecer oficinas de fotografia, dança, escrita criativa e xilogravura para estudantes da rede municipal, além de três aulas especiais abertas ao público com os temas: Educação Patrimonial Antirracista, Arte, Identidade e Território e Protagonismo da Juventude Negra. Após dois meses de atividades, a programação será encerrada com a I Mostra Paraguaçu – Recôncavo Antirracista, exposição que apresentará à comunidade os trabalhos desenvolvidos pelos participantes.
Curta Cena no MAC
Realizado pelo coletivo Salvador das Artes, o projeto promove oficinas de teatro de 13 de setembro a 25 de outubro, sempre aos sábados, das 14h às 18h. A proposta é refletir sobre as potencialidades das intervenções artísticas nos transportes coletivos, destacando a difusão democrática da arte e sua dimensão formativa, tanto poética quanto política.
A programação inclui oficinas, rodas de conversa, saraus, uma exposição dedicada à arte nos ônibus coletivos e registros da mostra Curta Cena Buzu (2017), primeira experiência de teatro em transporte público registrada em Salvador. A ocupação também vai se expandir para escolas da rede pública, com o Sarau Curta Cena na Sala de Aula, levando poesia e teatro ao ambiente escolar.
Temporada França-Brasil nos Museus
Além das residências, os museus oferecem uma programação diversificada, com mostras, cursos e oficinas. Entre os destaques da Temporada França-Brasil 2025 estão:
O Avesso do Tempo, do artista beninense Roméo Mivekannin, no Museu de Arte Moderna (MAM-BA);
Fatumbi, com 110 fotografias de Pierre Verger e 16 do artista Emo de Medeiros, no Museu de Arte da Bahia (MAB);
Coleção FRAC no MAC, mostra de videoarte no MAC_BAHIA.
No MAM-BA, o público também encontra exposições como Quem viaja, arrisca – Salões de Artes Visuais da Bahia, Metodologia Espiral com Goya Lopes, Xiló_Lab: Mulheres que Gravam Histórias, da Coletiva Xiló, e a Linha do Tempo do MAM.
O MAC_BAHIA reúne ainda as mostras Mar Caymmi, de Guilherme Almeida, Afetos Itaparicanos, da coleção do Instituto Sacatar, e MURO, na Galeria de Arte Urbana. Já no MAB seguem em cartaz as exposições Bancos Indígenas do Brasil: Rituais e Carybé e o Povo da Bahia.
Oficinas e atividades formativas
A programação desta semana também traz oficinas voltadas para diferentes idades e linguagens. No MAC_BAHIA, os destaques são as atividades com tecnologia e inteligência artificial, como:
Do papel ao ar: experimentando desenhos e formas em 3D (10/09, às 15h30, a partir de 6 anos);
Realidade virtual: explorando novos mundos (11/09, às 15h30, a partir de 6 anos);
Introdução à realidade aumentada (12/09, às 17h, para adolescentes a partir de 14 anos);
Desenhos em Ação – animação de personagens com inteligência artificial (13/09, às 15h, a partir de 6 anos);
Edição de vídeo com dispositivos móveis (13/09, às 17h, a partir de 14 anos).
No MAB, a programação contempla desde mostras e performances de artistas como Anani Dodji Sanouvi, parte da ação Vila Ocupa MAB, até cursos de longa duração e recitais de música.
Mostra da oficina Curversas Multi-Tradução com Anani Dodji Sanouvi (11/09, às 10h).
Apresentação do solo de dança E’ Tome – Tecnologias da Curva com Anani Dodji Sanouvi (11/09, às 19h)
IV Seminário do Terreiro Pilão de Prata – Axé Bangboxê (12/09, às 14h)
Curso/Imersão: A função da arte? (13/09, às 14h)
(Todos os sábados até 13/12. Inscrições via WhatsApp: 71 99126-3143)EMUS no MAB – Recital de canto, piano e violoncelo com o Prof. Moacy (13.09, às 15h30)
Encontro Fotográfico: Panorama da Fotografia da Bahia (14/09, às 15h)
No MAM, segue a residência artística do Projeto Mallezinho, com a oficina de dança afro para as crianças, sempre às terças, das 14h às 16h. Além do Cine MAM, temos ainda:
Oficina de Pintura Realista com Paula Mileni (encerramento, 13/09, das 15h30 às 16h30)
Jam no MAM (13/09, às 18h)
Já no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), em Cabaceiras do Paraguaçu, temos as exposições fixas: Acervo do PHCA; Sertões – Hansen Bahia e A Casa Sertaneja. De terça a domingo, das 10h às 15h, Contação de Histórias, para crianças de escolas do entorno (mediante agendamento.
Atividades especiais:
Abertura da Ocupação Recôncavo Antirracista
Aula sobre educação patrimonial antirracista, apresentação do projeto e diálogo com oficineiros/as de escrita, fotografia, dança e xilogravura ((Programa de Residências e Ocupações dos Museus do IPAC) – 11/09 às 14h
Oficina Carolinas: oficina de teatro aberta ao público (13/09, às 8h).
+ SOBRE OS MUSEUS:
Museu de Arte Moderna (MAM): Avenida Lafayete Coutinho, s/n, Solar do Unhão
Funcionamento de terça a domingo, das 10h às 18h.
Museu de Arte da Bahia – Corredor da Vitória, nº 2.340.
Funcionamento de terça a domingo, das 10h às 18h.
Museu de Arte Contemporânea – Rua da Graça, 284, Graça.
Funcionamento de terça a domingo, das 10h às 20h.
Parque Histórico Castro Alves (PHCA) – Praça Castro Alves, nº 106, Cabaceiras do Paraguaçu
Funcionamento de terça a domingo, das 9h às 17h.
Fonte: Ascom/IPAC