A Rede SAC realiza, a partir desta terça-feira (09), o projeto Pescador Cidadão, um atendimento especial para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) por pescadores. O documento é exigido para que os profissionais da pesca tenham acesso ao seguro defeso, benefício concedido pelo Governo Federal durante os períodos de proibição da atividade pesqueira. Nesta primeira fase, a ação atenderá 8.492 pescadores de camarão dos municípios de Valença, Salinas da Margarida, Itaparica, Santo Amaro, Nazaré e Cachoeira.
O Pescador Cidadão é uma iniciativa conjunta da Bahia Pesca, da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Rede SAC, Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) e Secretaria de Educação (SEC). Nos próximos meses, novos atendimentos especiais serão realizados para atender pescadores de outras localidades e modalidades de pesca.
O atendimento será realizado exclusivamente através do direcionamento pela Bahia Pesca, com envio de relação nominal dos pescadores que serão contemplados. Não haverá atendimento por demanda espontânea neste projeto. Aqueles que não tiverem sido informados devem procurar suas colônias de pesca ou associações pesqueiras.
O atendimento ocorrerá em colégios estaduais das cidades mencionadas, das 8h às 17h. A Rede SAC montou uma estrutura especial nas unidades escolares para atender a urgência dos profissionais da pesca do camarão, que precisam apresentar a CIN para ter acesso ao seguro defeso (período de proibição da pesca do crustáceo que iniciou em 1º de setembro).
“O Pescador Cidadão vai agilizar a emissão da CIN para todos. Vamos atender à demanda extraordinária dos pescadores, em unidades montadas temporariamente em escolas e, ao mesmo tempo, as vagas deixadas por esses profissionais da pesca nos postos e pontos SAC vão ficar disponíveis para os demais cidadãos”, explicou Flávio Barbosa, superintendente do SAC.
Fonte
Ascom/Bahiapesca