Com recursos próprios no valor de R$ 180 mil, a Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) realizou importantes investimentos no Hospital Inácia Pinto dos Santos – o Hospital da Mulher – com foco na modernização da infraestrutura e na ampliação da capacidade de atendimento da unidade. Entre as melhorias estão a reestruturação completa do almoxarifado central e a implantação da segunda Farmácia Satélite do HIPS.
O objetivo das intervenções é otimizar o armazenamento e a distribuição de insumos e medicamentos, agilizando o atendimento às pacientes e garantindo mais eficiência na gestão hospitalar.
Nova Farmácia Satélite amplia eficiência na distribuição de medicamentos
Instalada entre a emergência e as enfermarias, a nova Farmácia Satélite funciona como um ponto estratégico de apoio para o fornecimento de medicamentos e materiais hospitalares. A descentralização permite que as equipes de saúde tenham acesso mais rápido aos insumos necessários, reduzindo o tempo de espera e contribuindo para um atendimento mais ágil e seguro.
Segundo a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, essa é a segunda Farmácia Satélite implantada no hospital, a partir da experiência bem-sucedida da primeira unidade, localizada no Centro Obstétrico.
“Essa farmácia satélite otimiza o acesso aos medicamentos nas alas hospitalares, reduz o desperdício e libera mais tempo da equipe de enfermagem e dos farmacêuticos para o atendimento direto às pacientes. Isso é muito positivo para toda a dinâmica hospitalar”, destacou Gilberte.
Ela também ressalta que, além da agilidade, o novo modelo de distribuição promove melhor controle de estoque e evita perdas de materiais e medicamentos. “As farmácias satélites contribuem significativamente para a redução de custos operacionais e fortalecem a integração entre os setores do hospital e o corpo clínico”, afirmou.
Almoxarifado Central é totalmente reformado
O almoxarifado central do Hospital da Mulher passou por uma reestruturação completa, com melhorias na infraestrutura física e na organização interna do espaço. A reforma incluiu nova pintura, instalação de revestimentos cerâmicos no piso e nas paredes, melhoria na iluminação, colocação de estantes de aço e armários embutidos, além da climatização com novos aparelhos de ar-condicionado.
De acordo com o coordenador do setor, Nilton Oliveira, as mudanças vão garantir um ambiente mais adequado para o armazenamento de materiais hospitalares, medicamentos e produtos administrativos.
“Agora, a estrutura atende às necessidades do Complexo Materno-Infantil. O espaço está mais funcional, permitindo a separação adequada entre materiais de limpeza, insumos hospitalares e medicamentos básicos e controlados, com segurança e organização”, explicou o coordenador.
Mais agilidade, organização e segurança
Com as novas estantes de aço e divisórias em gesso, os produtos passam a ser armazenados de forma mais segura, reduzindo riscos de contaminação por mofo ou ácaros. Cabines identificadas com placas facilitam o acesso rápido aos insumos, otimizando o trabalho das equipes de logística e assistência.
Além disso, uma sala climatizada foi reservada exclusivamente para o armazenamento de produtos de higienização, respeitando normas de segurança e boas práticas hospitalares.