A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) abriu, nesta quarta-feira (10), o período de submissão de propostas ao edital do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PBIC), que vai ofertar 300 bolsas com valor mensal de R$ 700, durante 12 meses.
O público-alvo são estudantes vinculados a instituições públicas de ensino superior. Já os proponentes, que atuarão como orientadores, deverão atender a critérios específicos, como possuir título de mestre ou doutor, ter vínculo empregatício com instituições de ensino e/ou pesquisa sediadas no estado e estar lotados no mesmo território da proposta apresentada.
O edital traz duas novidades consideradas estratégicas: a primeira é a paridade de gênero em que metade das bolsas são destinadas a pesquisadores homens e a outra metade a mulheres. A segunda é a descentralização da distribuição, que garante uma cota mínima de bolsas para todos os territórios do Piauí. Cada região terá entre 10 e 40 bolsas, o que assegura a participação de instituições de todo o estado.
As pesquisas deverão se enquadrar em um dos quatro eixos temáticos definidos pela fundação:
Agropecuária — agregação de valor das cadeias produtivas, agroindústria, agricultura de precisão e melhoramento genético
Meio Ambiente — energias limpas, clima e turismo
Tecnologia da informação — inovação tecnológica em saúde, educação e finanças
Mineração — exploração mineral, métodos sustentáveis de extração, tecnologias de recuperação de áreas degradadas e economia mineral
Serão fomentados, também, projetos de pesquisa na temática livre, os quais deverão ser destinados à produção de conhecimentos científicos inovadores.
Com o investimento total de R$ 2.520.000, a expectativa da Fapepi é que a nova edição do PBIC contribua para fortalecer a formação científica dos estudantes piauienses, ao mesmo tempo em que estimula pesquisas voltadas a desafios estratégicos do estado.
O prazo para submissão de propostas segue até 29 de setembro, por meio do novo Sigfapepi .
Clique aqui para acessar o edital.