A Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) participará da 11ª edição do Festival da Cajuína, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de setembro, no Riverside Shopping. O evento anual valoriza a bebida do Piauí, reconhecida como patrimônio cultural brasileiro. Com uma programação repleta de atividades, o festival também destaca a importância da cajucultura, com participação de estandes da SAF. Neste ano, a secretaria será representada pela Quitanda da Agricultura Familiar, que levará três coletivos de produção. Esses coletivos já estão inseridos nas feirinhas da Quitanda e trarão uma diversidade de produtos que são destaque na agricultura familiar.
Tiago Patrício, diretor de Inovação da SAF, destaca a participação constante da Secretaria de Agricultura Familiar no festival. “O festival cajuína é um festival que acontece todo ano, já entrou no calendário cultural de Teresina e do Piauí e ele vem acontecendo sempre no Riverside. E a SAF sempre tem uma boa participação, não só pela própria secretaria, como também pelos produtores que trabalham com a cajucultura e que permeiam a SAF por seus programas, como o Piauí Sustentável Inclusivo (PSI), a Quitanda da Agricultura Familiar e outras iniciativas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa de Alimentação Saudável (PAS)”, afirma.
O diretor ainda destaca a importância de eventos como esse para a promoção de produtos da agricultura familiar. “Esses espaços de comercialização conseguem fazer a aproximação da produção direto com o mercado consumidor, mostrando que esses produtos têm muita qualidade, mostrando que esses produtores são empreendedores do meio rural, e que não fazem feio em nada em relação aos empreendedores urbanos. Então esses esforços de comercialização que são, de certa forma, financiados ou orquestrados pelo governo junto com a iniciativa privada, muitas vezes, conseguem trazer destaque a esses produtores que são às vezes carentes dessa exposição”, explica.
Além dos coletivos que estarão no estande da SAF, outros grupos também marcarão presença com espaços próprios, como o Serra do Gavião e a Central de Cooperativas de Cajucultores (Cocajupi). A SAF é responsável pela representação comercial da Cocajupi, que reúne cooperativas ligadas à produção de castanha e caju. Recentemente, a Cooperativa Mista Agroindustrial de Francisco Santos (Coomaf), uma das filiadas da central, conquistou o primeiro registro de cajuína da agricultura familiar pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e a primeira amostra da bebida certificada será realizada durante o Festival.
O Festival da Cajuína reúne feiras, exposições, oficinas e atrações artísticas, funcionando não só como uma celebração cultural da bebida piauiense, mas também como um importante espaço de valorização da produção local. Com o apoio da SAF, o evento mostra a relevância da agricultura familiar, reunindo produtores e cooperativas, oferecendo oportunidades de comercialização para que os agricultores possam apresentar a qualidade de seus produtos ao mercado.