Estão abertas as inscrições para o XI Congresso Regional de História, que será realizado no Campus Professor Possidônio Queiroz, em Oeiras, entre os dias 1º e 3 de outubro. Com o tema “Ensino de História, Direitos Humanos e Educação: 25 anos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi/Oeiras)”, o congresso tem como objetivo discutir os desafios do ensino de História diante do cenário de desinformação e das lutas sociais por memória, democracia e direitos humanos.
A programação contará com mesas-redondas e minicursos interdisciplinares que dialogam com trajetórias historicamente silenciadas, como mulheres, comunidades indígenas, quilombolas, LGBTQIAPN+ e afro-brasileiras.
O marco dos 25 anos da Uespi e a consolidação da graduação em História na cidade foram elementos centrais para a realização do evento. A professora do curso de História, Yomara Feitosa, destaca que as datas merecem ser celebradas.
“Esses congressos regionais, de História especificamente, coroam uma década de edições realizadas anteriormente e também marcam os 25 anos da Uespi em Oeiras. São dois momentos importantes que queremos aprofundar, ressaltando a complexidade do que o curso de História fez e continua fazendo”, disse a professora.
Com o intuito de abranger diferentes áreas, serão promovidos minicursos variados. Um deles terá como proposta incentivar a reflexão crítica sobre direitos humanos, oferecendo aos participantes instrumentos teóricos e críticos que podem ser aplicados tanto em práticas pedagógicas quanto em discussões sociais mais amplas.
“Ao compreender os direitos humanos não apenas como um conjunto de normas universais, mas também como construções históricas permeadas por disputas de poder, os estudantes e futuros profissionais podem estimular em sala de aula debates mais profundos sobre colonialismo, imperialismo e desigualdades globais. Isso contribui para formar cidadãos mais conscientes, capazes de problematizar discursos hegemônicos”, aponta a professora de Direito Amélia Coelho, que ministrará um dos minicursos.
Além da comunidade uespiana, o congresso contará com a participação de docentes e discentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Instituto Federal do Piauí (IFPI). As inscrições seguem até o dia 1º de outubro, por meio do site do evento. Já o prazo para submissão de trabalhos nos Simpósios Temáticos será de 16 a 23 de setembro.
Autores que desejarem realizar o lançamento de livros durante o congresso devem enviar sua proposta para o e-mail congressohistoria@ors.uespi.br, até o dia 1º de outubro. Já aqueles que tiverem interesse em propor minicursos e simpósios temáticos podem submeter suas propostas até o dia 13 de setembro, por meio deste formulário.
Para o acadêmico de História, Ismael Gonçalves, que já garantiu sua participação, o congresso será uma oportunidade única de aprendizado. “Tem uma importância enorme para o campus da Uespi em Oeiras e vai proporcionar novas trocas de conhecimento que a gente pode inserir durante todo o processo”, disse o estudante.